A importância dos filtros em um sistema hidráulico

importancia-filtros-hidraulicos (1)

Filtração, seja priorizada ou não, é um dos componentes mais importantes em um sistema hidráulico e pode ser a diferença em ter uma máquina funcionando por 10 anos ou ter um componente caro e improdutivo dentro de pouco tempo.

Os elementos filtrantes são essenciais para remover contaminantes de diferentes tamanhos direcionados de um fluido sob condições operacionais específicas.

Por isso, os filtros hidráulicos escolhidos corretamente são de grande valor para a indústria e proporcionam diversos benefícios, como: intervalos mais longos de troca de filtro, melhor limpeza do óleo e taxas de fluxo nominal mais altas.

Seleção de filtros: Critérios técnicos

Como foi dito anteriormente, os filtros garantem o funcionamento adequado e um longo ciclo de vida do sistema hidráulico. E, existem quatro parâmetros essenciais que os operadores industriais devem levar em consideração ao escolher o filtro correto para seus equipamentos:

  • Capacidade de retenção de sujeira;
  • Taxa de retenção;
  • Classificação do filtro;
  • Diferencial de pressão.

Dessa forma, levando em consideração todos esses itens, o filtro será uma ótima solução técnica e econômica para a empresa.

Como minimizar a contaminação?

Sem medidas preventivas e condicionamento de fluidos, os efeitos negativos podem chegar até o ponto de falha do componente, causando um longo tempo de inatividade.

Como primeiro passo, é interessante fazer uma análise de óleo para descobrir que tipos de contaminantes estão presentes em seu fluido. Sendo assim, você deve coletar amostras de cada peça de equipamento, pois os tipos de contaminantes podem variar de peça para peça.

Como bônus, você pode determinar uma falha de componente eminente a partir dos resultados de sua análise. Por exemplo, partículas de latão em seu fluido geralmente significam que a falha da bomba é inevitável. Nesse caso, você poderá substituir a bomba antes que ocorra uma falha, evitando custos de reparo mais altos e tempo de inatividade mais caro.

Principais passos para manter um sistema hidráulico limpo

  • Realizar uma limpeza completa de todos os sistemas antes do arranque inicial;
  • Certificar-se de que a área ao redor do reservatório está limpa;
  • Trocar filtros hidráulicos e fluidos por novos equipamentos depois do período de amaciamento recomendado, ou antes;
  • Realizar testes de análise de fluidos regularmente e quando você suspeitar de contaminação;
  • Garantir que o fluido que está sendo adicionado ao seu sistema seja filtrado para as especificações antes ou durante a adição;
  • Certificar-se de que as mangueiras hidráulicas estão conectadas ao substituir ou consertar o sistema.
  • Reparar vazamentos o mais rápido possível.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *