Foi Demitido – Saiba Como Solicitar o Seguro Desemprego

O seguro desemprego se tornou um benefício de extrema importância para os diversos de desempregados no Brasil. Os últimos números divulgados sobre o desemprego no país, são de mais de 13 milhões de desempregados. E vale ressaltar, que a família também sofre com esta situação.

como solicitar seguro desemprego

Com a nova regra, para dar entrada neste benefício pela primeira vez, o trabalhador precisará ter no mínimo 12 meses de carteira assinada consecutivos antes da demissão.

Caso seja a segunda vez, o trabalhador precisará de pelo menos nove meses consecutivos de trabalho com carteira assinada. Se houver a terceira solicitação, seis meses de trabalho com carteira assinada são suficientes.

Como é calculado o valor do Seguro Desemprego?

O valor que o trabalhador irá receber irá depender da média salarial dos últimos três meses antes de ser demitido.

Porém o valor do benefício nunca será menor que o valor do salário mínimo, que atualmente é R$ 954,00. Por outro lado, o valor máximo que poderá ser recebido do seguro desemprego será de R$1.677,74.

Seguro Desemprego – Quem tem direito de receber?

Muitas pessoas se perdem neste momento, se tem ou não direito de receber o benefício do seguro desemprego, afinal são tantas exigências. Mas agora você vai saber quem tem direito ao seguro desemprego:

– O trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso devido à participação em algum curso profissionalizante ou programa de qualificação oferecido pela empresa contratante.

– O profissional que tira o sustento da pesca profissional durante o período da procriação das espécies (piracema).

– O trabalhador que foi resgatado da condição análoga à de serviço escravo em virtude de uma ação de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego.

Em cada uma destas modalidades existe um formulário específico, no qual deve ser preenchido no momento da solicitação do benefício.

Se ocorreu uma demissão por justa causa, o empregador será obrigado a entregar um formulário no momento da assinatura dos documentos para a demissão.

Prazo para solicitar o Seguro Desemprego

Para receber o benefício você deve dar entrada em um determinado prazo, senão acaba perdendo o seguro desemprego. É muito importante estar ciente dos prazos para poder receber o benefício adequadamente.

Confira os prazos a seguir:

– Trabalhador formal – do 7º ao 120º dia, contados da data da demissão.

– Bolsa qualificação – durante a suspensão do contrato de trabalho.

– Empregado doméstico – do 7º ao 90º dia, contados da data que foi demitido.

– Pescador artesanal – durante o defeso, em até 120 dias do início da proibição.

– Trabalhador resgatado – até o 90º dia, a partir da data do resgate.

Como Sacar o Benefício?

É muito simples e rápido sacar o seu seguro desemprego. Para receber este benefício, você precisa ir até uma agência da Caixa Econômica Federal.

Você também tem a opção de receber o benefício em alguma casa lotérica vinculada à Caixa, ou então em qualquer ponto de atendimento Caixa Aqui.

Não se esqueça de levar o seu Cartão Cidadão, e a senha. É inviável receber o benefício sem este cartão.

Se você optar por ir em alguma agência da Caixa Econômica Federal, é mais fácil ainda. É possível realizar o saque do benefício apresentando somente a Carteira de Trabalho.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *