Dormir de forma saudável

Com a vida tumultuada de trabalho, cada vez mais, as pessoas dormem mal, descansam pouco e até mesmo dormem menos que nosso corpo necessita.

O ideal é dormir de 6 a 8 horas por dia, porém, o estresse do dia a dia, insônia, preocupações, má posição na cama, apresentam mais malefícios que benefícios para a saúde.

Qual posição é mais saudável para seu corpo?

Dormir, descansar ou repousar é uma necessidade biológica do ser humano. O tempo desse repouso, permite que nosso cérebro processe informações e o armazenamento de memórias, além de recarregar suas energias, restaura todo seu corpo para o próximo dia, fazendo bem a sua saúde e consequentemente, uma ótima qualidade de vida.

Porém, existem fatores que não contribuem para uma noite bem dormida. Não basta simplesmente deitar na cama e dormir. Seu colchão, travesseiro e até a forma de dormir, afetam seu sono. Além disso, a posição correta para dormir pode ajudá-lo a combater algumas doenças e contribuir para um melhor descanso.

Pontos positivos e negativos de algumas posições

  • De lado- virado para o lado esquerdo:

Pontos positivos: Caso durma de lado, a melhor opção é o de esquerdo que nos traz mais benefícios para a saúde.

Nosso sistema linfático, prepondera mais no lado esquerdo, assim, dormir de lado e curvar um pouco as pernas, promove uma ótima drenagem linfática, que evita o inchaço. Além disso, não força o nervo ciático.

Dormir do lado esquerdo também protege o sistema cardiovascular e o sistema imunológico, sem contar que o estomago e pâncreas estão voltados mais para o lado esquerdo, que facilita a digestão.

Essa posição é a que mais oferece vantagens para nosso corpo permanecer saudável.

Pontos negativos: Caso você durma de lado de uma forma que desalinhe sua coluna, pode acarretar sérios problemas na coluna.

  • De lado – virado para o lado direito:

Pontos positivos: Essa posição proporciona um correto posicionamento da coluna e o bom funcionamento do corpo, enquanto dorme. Embora seja bom dormir do lado direito, dormir do lado esquerdo é ainda melhor.

Pontos negativos: Dormir de lado, causa um relaxamento do esfíncter do esôfago, que causa a possibilidade de refluxo gástrico, ao acordar.

  • De barriga para baixo:

Pontos positivos: Não é recomendável dormir de barriga para baixo, essa posição prejudica mais do que ajuda você dormir. Porém uma das poucas vantagens é a diminuição da apneia e melhoria dos roncos, pois neste caso as vias aéreas superiores ficam mais abertas.

Pontos negativos: Sem dúvida, dormir de barriga para baixo é a pior posição. Prejudica gravemente sua coluna, provoca fortes dores na região lombar e cervical, dores nos ombros e pescoço. Isso porque você é obrigado a virar a cabeça para o lado, para poder respirar. Desta forma, deve ser usado um travesseiro muito baixo para não deixar a cabeça inclinada ou não usar nenhum.

Além disso, os braços devem ficar para baixo, esticados ao longo do corpo e não para cima, assim, vão adormecer ao longo da noite. E muito menos dormir com eles embaixo do tórax, a dormência é ainda maior.

Para as mulheres, essa posição é ainda pior devido aos seios. Eles podem ficar sensíveis devido a pressão do corpo em cima deles.

  • De barriga cima:

Pontos positivos: Essa é uma boa opção para quem tem dores de cabeça, no maxilar e dores na lombar. 

Para quem sofre com refluxo, dormir de barriga para cima é uma ótima posição para aliviar os sintomas.

Para as mulheres, essa posição é a que mais favorece os seios, seu peso é suportado e ajuda a mantê-los firmes.

Pontos negativos: Caso os braços e as pernas não estejam paralelos ao corpo, ou sobre o abdômen e sim sobre a cabeça, pode causar dores no ombros devido à pressão exercida pelos braços.

Dormir de barriga para cima prejudica a coluna, deste modo é fundamental usar um travesseiro baixo para alinhar a cervical com o restante da coluna.

Essa posição predispõe o desenvolvimento de apneia e roncos.

  • Posição fetal:

Pontos positivos: Reza a lenda que a posição fetal é a mais benéfica devido à similaridade com o útero materno, porém não traz muitos benefícios. Quem tem sérios problemas de roncos, é melhor opção. Além disso essa posição é confortável para mulheres grávidas, tendo em vista o conforto do feto.

Pontos negativos: Dormir na posição fetal pode prejudicar gravemente a coluna, além disso esta posição não permite a respiração profunda do diafragma, o que é prejudicial para a saúde.

Legenda: Posição fetal: Prejudica coluna e respiração

Colchões e travesseiros

A posição de dormir depende de cada organismo e de cada ocasião. Basta adquirir um colchão confortável para seu corpo. Não existe um modelo melhor ou pior que o outro, existe a escolha do que mais se adequa a sua melhor posição. Como também não existe o melhor travesseiro para dormir. É necessário ver seu aspecto, se é muito macio ou firme de mais, por exemplo.

Ao longo do tempo o colchão adquire o formato do seu corpo. Um sinal que já está na hora de girá-lo para o outro lado. Assim como o travesseiro, quando perde a consistência, está na hora de troca-lo.

Existem muitas lojas com diversas opções de compras de colchões e travesseiros que te ajudam na hora do sono. Lojas que te proporcionam qualidade e bons preços para esses produtos. Uma forma fácil de adquiri-los pra o seu bem estar. Boa sorte na escolha dessas duas peças fundamentais para seu perfeito descaso de acordo com sua postura e gosto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *