Menu

Home office: 5 ideias para criar escritório em casa

13 de Maio de 2018 - Casa
Home office: 5 ideias para criar escritório em casa

Ter um lugar em casa para estudar e trabalhar tornou-se uma necessidade para muita gente. Este ambiente deve ser produtivo e funcional. Para criar um ambiente de organização e utilidade, é preciso ter alguns cuidados. Acompanhe:

Home office: 5 ideias para criar um escritório em casa

O “home office” é o cômodo da casa que se tornou novidade nos últimos anos. Se para muitas pessoas o ambiente virou necessidade para trabalho, para outras, principalmente, os mais jovens, a ideia é adequar o lugar para um espaço de estudos, sem deixar de ter uma decoração aconchegante e funcional.

É muito mais simples do que se imagina, criar um escritório em casa. Mas é preciso também de planejamento e preparação para que o home office preencha os requisitos necessários para aquele que irá utilizá-lo. Veja as 5 dicas imprescindíveis para criar um ambiente confortável e perfeito para estudos e trabalho em casa:

 

 

Não há a disposição de espaço ou quarto específico, geralmente, para criar um home office. Mas se tiver, escolha cômodos mais tranquilos para a divisão de funcionalidade.

Alternativas interessantes são os espaços que ficam embaixo de escadarias, cantos de quartos e afins. Contudo, este local deve ser um espaço onde não haja tanta movimentação para que você consiga se concentrar.

 

 

Não há como estipular uma métrica mínima para a construção do escritório. O interessante é ter em mente que nesse ambiente deve caber uma bancada, um rack ou aparador. Se o espaço for útil para crianças, optar pelas cadeiras ergonômicas é uma boa ideia. Verifique se as medidas comportam bancadas de 55cm de altura e 70cm de largura, pelo menos.

Caso o ambiente seja muito pequeno, a alternativa é optar por planejados específicos.

 

 

Investir em gavetas, prateleiras e armários são ótimas opções. Uma dica essencial é organizar seus objetos em caixas, caso as gavetas e afins não sejam suficientes. Caixas em modelos coloridos ou cestos conseguem manter a organização de materiais e livros sem problemas. Além disso, dão um ar descontraído ao ambiente.

 

 

A luz natural é algo essencial para um projeto de escritório. Mas se o ambiente não tiver janelas próximas, considere lustres de chão, luminárias ou alguns pontos iluminados do teto. É importante não esquecer que o direcionamento destas luzes deve ser para a bancada, o suporte dos estudos e do trabalho. Geralmente, essa disposição da iluminação deve ficar de frente para a bancada, a fim de não causar sombras.

 

 

Ainda que não exista uma norma específica para você decorar o escritório, as cores variam, de acordo com o que for preferível e correspondente a personalidade da pessoa que fará uso do ambiente.

Se o objetivo é procurar meios que auxiliem na concentração, cores em tons azuis e verdes podem refletir nisso e em um ambiente mais tranquilo. Já as cores em tons amarelos e alaranjados ajudam ao estímulo de criatividade. O interessante é fazer investimentos em objetos dessas cores.

Muita informação nesse pequeno ambiente pode passar uma imagem de bagunça. Por isso, é imprescindível que as únicas coisas que fiquem expostas sejam a cadeira, a bancada e os aparatos de luminárias. Nenhum local de trabalho ou estudos funciona se tiver bagunça.

Fios elétricos de computadores, luminárias ou impressoras podem aparecer e isso acaba tirando a atenção de quem está por ali. Além de desconcentrar, os fios dispersos – inclusive no chão – podem atrapalhar a passagem e movimentação das pessoas e, até mesmo, da cadeira. Construa aparatos para esconder estes fios e tornar a visão do escritório muito mais limpa.

É importante ter objetos que remetam ao próprio estilo de quem estará por ali. Isso faz com que a pessoa se sinta estimulada e passe a se identificar melhor com o local. Investir em objetos em miniaturas, retratos, pôsteres são boas ideias para personalizar o ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *