Saiba o que avaliar antes de escolher uma casa de repouso

A maioria das pessoas que estão na melhor idade precisam de cuidados especiais. Há casos que são possíveis cuidar em casa, mas outros que precisam de mais atenção e profissionais capacitados, por isso, optar por um residencial para idosos, pode ser uma excelente escolha.

Mas afinal, o que avaliar antes de escolher um local como esse? Neste artigo, vamos te ajudar com isso, confira!

Pesquisa

O primeiro ponto e um dos mais importantes a ser considerado é a pesquisa. Faça ligações e visite diferentes casas de repouso, pois há estruturas diferentes, assim como os valores.

Converse com idosos que já estão na casa de repouso, ouça o que eles têm a dizer e verifique tudo, desde a infraestrutura e limpeza do local até quantos profissionais estão a disposição. O que você tiver dúvidas, pergunte.

Uma dica para isso ficar mais fácil é levar um bloquinho ou anotar no celular as perguntas/respostas referentes ao local.

O que perguntar?

Separamos abaixo as principais perguntas que você deve fazer, mas sinta-se a vontade para perguntar o que você tiver dúvida.

  1. Como é a rotina dentro da instituição?
  2. Como é feita a avaliação clínica dos residentes?
  3. Como funciona o sistema de medicação?
  4. Como é a alimentação? Horários e cardápios.
  5. Quais profissionais fazem parte da equipe médica?
  6. Quais atividades são oferecidas?
  7. Quais são os horários de visita?
  8. Qual o suporte em caso de emergência?

Proximidade

Ao escolher um residencial para idoso é importante que você pense na proximidade do local, pois assim você pode fazer visitas frequentemente e ver como as coisas estão, principalmente se o idoso está satisfeito.

Além disso, você mostra que se importa com a pessoa, que ela está lá para ter cuidados especiais, mas que pode contar com você quando precisar. Isso demonstra amor, carinho e pertencimento.

Decisão

Antes de tomar uma decisão sobre qual local escolher, não deixe de conversar com o idoso, veja como ele se sente em relação a isso e compartilhe as informações com ele ou ela, não esconda nada.

E não pense que escolher uma casa de repouso é sinônimo de abandono ou egoísmo como muitos dizem, pois na verdade, você está preocupado (a) com a saúde e bem-estar da pessoa idosa, sendo que nesses locais os cuidados são diários e com profissionais qualificados, onde também há diversas atividades e convivência com outros idosos.

Por isso, fique tranquilo, pesquise bastante, faça perguntas antes de escolher e após isso, visite o idoso frequentemente e veja, de fato, como ele está se sentindo, pois assim ambas as partes só terão a ganhar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *