5 Dicas Para Cuidar da Saúde Durante a Quarentena

cuidado quarentena

Há mais de um mês, inúmeras pessoas no Brasil e no mundo estão de quarentena. Ou seja, estão em suas casas praticamente o dia todo, saindo apenas para ir ao mercado ou farmácia, por exemplo.

É uma situação bastante complicada, mas importante para o combate ao coronavírus (covid-19).

E, nesse cenário, cuidar da saúde pode parecer difícil. Porém, já adiantamos que não é, se você seguir as dicas deste artigo.

Portanto, continue acompanhando a leitura e coloque em prática o que iremos falar a seguir. Esperamos ajudá-lo (a)!

Cuidar da saúde na quarentena

Para cuidar da saúde na quarentena, é importante ter em sua rotina o seguinte:

  1. Alimentação equilibrada

É fato, como estamos mais tempo em casa, costumamos ir à cozinha mais vezes e claro, comemos algumas “besteiras”. É difícil resistir à tentação, não é verdade?

Porém, para cuidar da saúde é importante que esses produtos sejam consumidos uma vez ou outra, sem exageros.

O ideal é que você tenha uma alimentação equilibrada, com verduras, legumes, vegetais, frutas e com menos produtos industrializados.

Além disso, a hidratação é fundamental. Por isso, deixe um copo próximo ao bebedouro ou purificador de água da sua casa e beba água regularmente. Você também pode ficar com uma garrafinha e enche-lá algumas vezes durante o dia.

  1. Exercícios físicos

Só porque estamos em casa por mais tempo, não significa que devemos ficar apenas na cama ou no sofá o dia inteiro. Evite o sedentarismo e mantenha a saúde em dia!

Como? Faça exercícios pelo menos três vezes por semana, por cerca de 40 minutos. Por exemplo, segunda-quarta-sexta ou terça-quinta-sábado. Se fizer mais que isso, melhor ainda.

Isso porque as atividades físicas ajudam a promover o bem-estar físico e mental, fortalecem os músculos e os ossos, reduzem e controlam o diabetes, aumentam a disposição, diminuem o estresse, a ansiedade e o cansaço, e mais uma série de benefícios!

Além disso, você não precisa de aparelhos e equipamentos para se exercitar em casa.

Por exemplo, você pode fazer exercícios só com o peso do corpo como flexões, agachamentos, abdominais, polichinelos, burpees, prancha, corridas sem sair do lugar, etc. 

Ou ainda pode improvisar com objetos/itens da sua casa, por exemplo, usando garrafas pets para exercitar o bíceps, uma cadeira para apoiar e fazer exercícios de tríceps, etc.

Na internet com certeza você encontrará inúmeras dicas nesse sentido.

E mais, hoje em dia existem diversos aplicativos que podem te ajudar com dicas e treinos personalizados.

  1. Boas noites de sono

Muitas pessoas quando saiam para trabalhar, pegavam o transporte público ou dirigiam e tinham que enfrentar o trânsito. 

E como sabemos, isso ocupava alguns minutos ou horas do nosso dia.

Agora com mais tempo em casa (para quem está podendo trabalhar home office) não é preciso acordar tão cedo para pegar o ônibus ou sofrer com horas no trânsito, por exemplo.

Por isso, aproveitar esse período de quarentena para descansar mais e ter boas noites de sono é fundamental para a sua saúde!

Você sabia que noites mal dormidas geram cansaço, dores pelo corpo, mau humor e dificuldade de concentração? Pois é! Por isso, você deve evitá-las.

  1. Meditação

yoga

A meditação é uma prática milenar que nos ajuda a relaxar, acalmar os pensamento, aumentar a capacidade de concentração e diminuir os níveis de estresse e ansiedade.

E, mais do que nunca essa prática deve ser realizada. Afinal de contas, o coronavírus está afetando muitas pessoas, grande parte da população está angustiada e preocupada com tudo o que está acontecendo.

Por isso, meditar é uma ótima maneira para deixar as coisas mais tranquilas e serenas. 

E, assim como os exercícios, existem diversos aplicativos que podem te ajudar com essa prática.

Basta fazê-la todos os dias, por pelo menos 10 minutos e você começará a notar a diferença.

E lembre-se: para meditar é importante se desligar um pouco das coisas ao redor, colocar uma roupa leve, achar uma posição confortável em um ambiente calmo, e respirar e inspirar fundo, lentamente…

  1. Lazer/distrações

Por fim, uma outra dica importante que contribui para a sua saúde durante o período de quarentena é o lazer.

É claro que todo mundo tem suas obrigações e afazeres. Porém, relaxar, distrair a mente e ter momentos de lazer é fundamental.

Isso porque todos os dias há novos casos, números, estudos, testes de vacinas, discussões… enfim, somos “bombardeados” com inúmeras informações diariamente e isso pode fazer mal para nossa cabeça.

Portanto, busque maneiras para fugir um pouco disso. Leia livros, assista séries e filmes, aprenda algo novo, estude, faça chamadas de vídeo com amigos/parentes, ouça músicas, dance, desenhe, pinte, jogue vídeo game… enfim, se distraia.

Assim, seguindos todas essas dicas você estará mais fortalecido (a) para encarar esse momento difícil que estamos passando!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *