5 Pilares Para Ter um Restaurante de Sucesso

Muitas pessoas têm o sonho de abrir um restaurante. No entanto, como em qualquer negócio, é preciso muito planejamento, organização, dedicação, boa gestão e investimentos.

Mas calma, não queremos assustá-lo (a). Apenas queremos mostrar que ter um restaurante demanda um certo esforço e que não é do dia para a noite que as coisas acontecem.

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Porém, para te ajudar a construir o negócio dos seus sonhos, nós separamos neste artigo os 5 pilares para ter um restaurante de sucesso!

E a boa notícia é que as informações que serão passadas a seguir valem para qualquer tipo de estabelecimento gastronômico, desde um restaurante self-service até um restaurante peruano ou à la carte.

Então continue acompanhando a leitura para saber tudo sobre o assunto! Esperamos ajudá-lo (a).

Restaurante de sucesso: 5 pilares essenciais

1. Gestão

O primeiro pilar para ter um restaurante de sucesso é ter uma ótima gestão. Sem isso, as coisas serão bem mais complicadas…

Por exemplo, muitos donos de restaurantes no Brasil falam “meu restaurante está sempre cheio, mas eu não consigo ganhar dinheiro com ele. Eu não tenho lucro com meu negócio”. 

Pois então, será que a gestão do estabelecimento está sendo bem feita? Possivelmente não.

Por isso, invista em uma gestão que, de fato, saiba o que está fazendo, que administre bem o estabelecimento, que contrate os melhores profissionais, que faça uma boa gestão de custos, um bom controle de estoque, etc.

Dessa forma, o seu restaurante já estará caminhando bem para o sucesso.

É claro que apenas isso não basta, é preciso também se atentar a esses outros 4 pilares abaixo.

2. Atendimento

Este segundo pilar é extremamente importante. Isso porque, sem um bom atendimento, as chances do seu empreendimento alcançar o sucesso são bem menores.

Os consumidores quando vão até um restaurante esperam, no mínimo, um atendimento de qualidade, que seja educado, respeitoso, empático, que esclareça as dúvidas e que seja atencioso.

“Bom dia, boa tarde, boa noite”, “sejam bem-vindos”, “tudo bem?”, “obrigado”, “em que posso ajudá-lo (a)?”… Essas questões são básicas. 

Agora, caso isso não aconteça, isto é, caso os clientes sejam tratados de qualquer jeito ou ainda de maneira grosseira, é muito provável que não retornem mais ao estabelecimento e ainda não o recomendem para outras pessoas. Coisa que você não quer, certo?

O mesmo vale para o ambiente digital. Por exemplo, se você tem páginas nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, tem um site, um blog, um perfil em algum aplicativo… forneça um atendimento de qualidade também.

Responda os comentários, as dúvidas, as críticas, as sugestões e os elogios, busque resolver os problemas e não ignore os consumidores – esta, inclusive, é uma atitude equivocada e que muitas marcas, infelizmente, ainda têm. 

Portanto, não repita-a se você pretende ter sucesso com seu negócio!

E, para tudo isso, é fundamental também que sejam feitos treinamentos regulares, de modo a capacitar os colaboradores para que estes forneçam sempre o melhor atendimento possível – seja de maneira presencial ou digital.

3. Qualidade das refeições

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Quando nós vamos a um restaurante, nós sempre esperamos uma comida boa e que nos satisfaça, certo? Ou seja, para ter um restaurante de sucesso é preciso ter uma visão do que os clientes esperam.

Por isso, preze sempre pela qualidade nas refeições que o seu restaurante oferece. Forneça pratos, bebidas e sobremesas que dão água na boca, que são feitos com cuidado, com ingredientes certos e que não “passem do ponto”, sabe?

Dessa forma, os consumidores terão vontade de retornar mais vezes ao seu estabelecimento e ainda o recomendarão/indicarão para outras pessoas.

4. Ambiente e experiência

Outro pilar importante para ter um restaurante de sucesso refere-se ao ambiente e à experiência que o seu restaurante proporciona aos consumidores.

Isso porque, muitos clientes não querem apenas ir em um restaurante, comer, e depois ir embora. Muitos querem uma experiência, querem aproveitar o local para conversar, relaxar… enfim, passar um tempo agradável com pessoas queridas.

Por isso, o seu restaurante precisa se atentar a isso. Ou seja, o seu estabelecimento precisa fornecer um ambiente agradável, aconchegante, limpo, organizado e que faça mais além de servir comida.

Por exemplo, há restaurantes que oferecem música ao vivo, espaços/brinquedos para crianças, vistas convidativas de suas janelas, jogos de videogame, etc.

O importante é não ser simplista demais e nem excessivamente luxuoso. O importante mesmo é encontrar um equilíbrio que agrade os seus clientes e que os faça ter vontade de ir ao seu restaurante e voltar mais vezes.

Portanto, pense no conforto, no layout do ambiente, na iluminação, na decoração, na estrutura, nos móveis… todos esses pontos contam para ter um restaurante de sucesso.

5. Feedbacks

Como você sabe se está no caminho certo? Como você sabe se o restaurante está fazendo sucesso ou não? Pedindo feedbacks!

Essa é a melhor maneira para saber o que os seus clientes pensam a respeito do seu restaurante.

Por isso, pergunte aos consumidores se eles foram bem atendidos, se gostaram da comida, se o ambiente estava agradável, se tem alguma sugestão ou crítica a fazer… enfim, ouça o que eles tem a dizer. 

E você pode fazer isso tanto de maneira presencial quanto digital. O importante é colher essas informações para saber o que está funcionando e o que precisa ser melhorado em seu estabelecimento.

Bônus

Para finalizar, três dicas bônus:

Primeira dica: siga as regras, isto é, respeite as leis, normas e as partes mais burocráticas que envolvem o negócio.

Segunda dica: não pare de aprender. Estude as novidades e tendências do setor, saiba o que está em alta e o que pode ser aproveitado em seu restaurante. Todos os anos surgem coisas novas que podem ser úteis e interessantes para o seu estabelecimento.

Por fim, terceira dica: invista em estratégias de marketing digital. Isso porque, cada vez mais os consumidores estão conectados e acessando a internet todos os dias para comprar coisas, tirar dúvidas, se informar, etc. 

Logo, o seu restaurante precisa estar onde os clientes estão. Pode ser com um site, um blog, páginas nas redes sociais… enfim, todos esses canais podem ajudar e muito o seu estabelecimento a crescer e a ser um verdadeiro sucesso!

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