7 Coisas Que Você Deve Considerar ao Escolher um Lar Para Idosos

A escolha de um lar para idosos para entes queridos e uma pessoa amada é um dos passos mais importantes que você terá que tomar caso haja necessidade deste tipo de serviço.

Para muitas pessoas, é difícil confiar os cuidados de seus pais e entes em uma casa de repouso. Portanto, aqui estão sete coisas a serem consideradas para garantir que você tome uma decisão com a qual se sentirá confortável. Veja!

coisas-considerar-lar-de-idosos

1) Avalie a casa de repouso como empresa

A primeira coisa a estabelecer é há quanto tempo os negócios estão em andamento. 

A experiência obtida com o tempo de serviço conta muito nesse tipo de negócio. Pergunte ao gerente doméstico da terceira idade sobre os proprietários da empresa e as qualificações, bem como da equipe administrativa. 

O proprietário já administrou uma casa antes ou possui outras casas? A empresa é proprietária das instalações?

2) Informe-se sobre os funcionários da casa de idosos

Uma boa enfermagem tem tudo a ver com a equipe. Se eles são felizes e bem treinados, os residentes passam por bons cuidados. 

Passe algum tempo com o idoso e veja como interagem com a equipe. Pergunte sobre os critérios que adotam quando empregam novos funcionários e para treinamento. 

Como eles monitoram o desempenho e o progresso de cada membro da equipe? Há quanto tempo os funcionários estão na casa de idosos? Os funcionários são de período integral ou temporários/voluntários?

3) Proporção entre funcionários e residentes

Verifique quantos funcionários estão de plantão em cada turno. Em seguida, divida o número de residentes pelo número de funcionários de enfermagem por turno para obter uma proporção.

Se o resultado for um número baixo significa que a casa oferece pessoal adequado, agora um número mais alto significa que pode haver poucos membros da equipe a disposição para cuidar do ente em questão.

4) Cuidados de enfermagem

Peça na casa de repouso para mostrarem como eles cuidam do dia a dia. Solicite também que eles mostrem uma das fichas ou documentos dos residentes deles. 

O que deve ser observado é se as fichas e os documentos são compilados de forma organizada e se contêm informações abrangentes e detalhadas sobre o residente. 

Pergunte como os medicamentos são administrados e registrados e verifique se a casa equilibra o estoque de medicamentos.

Veja se o lar de idosos pertence a uma associação que mantém altos padrões no setor. Essa é sempre uma boa indicação de quão seriamente eles consideram seu trabalho.

5) Refeições e higiene geral

As refeições são extremamente importantes na vida de pessoas que residem em casas de repouso e desempenham um papel importante na saúde e no bem-estar. 

Por isso, peça para dar uma olhada na cozinha e na despensa. Procure limpeza e ordem, bem como estão alimentos (frescos ou não). 

Verifique os cardápios e confira se oferecem refeições saudáveis. Discuta os requisitos e aversões alimentares específicos do seu ente querido. Veja também a lavanderia para ver como são limpas e se são higiênicas.

6) Entretenimento

Verifique se a casa para idosos oferece tipos de entretenimento. Está provado que os pacientes que sofrem de demência senil, por exemplo, se beneficiam de um ambiente em que são feitos para se sentir bem-vindo e ocupado. Além disso, veja também se o local oferece programas de terapia ocupacional.

7. Custos e legalidades

Antes de entrar em qualquer acordo com uma casa para idosos, peça para levar para casa e ler cópias de todos os acordos que você deverá assinar. 

Verifique se você tem o direito de rescindir o contrato, caso não esteja satisfeito com o serviço.

E caso a residência exija um pagamento inicial, descubra um pouco sobre a liquidez e a saúde financeira da empresa. 

Peça à casa que lhe forneça um resumo dos aumentos que eles aplicaram ao longo dos anos e pergunte como os aumentos são determinados. Isso ajudará você no planejamento e claro, no orçamento.

Por fim, peça à casa de repouso que especifique exatamente quais itens estão incluídos na taxa e quais não.

Assim, com essas sete etapas você irá tomar uma decisão melhor e com base em informações úteis e relevantes para escolher um lar para seu ente querido.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *