7 Dicas Para Fazer Uma Viagem Tranquila e Segura ao Exterior

viagem tranquila

Fazer uma viagem, ainda mais para o exterior, é algo que exige um bom planejamento e certos tipos de cuidado para que tudo ocorra bem.

Por isso, para te ajudar a ter uma viagem tranquila e segura, nós separamos no artigo de hoje algumas dicas e informações realmente importantes!

Então, continue acompanhando a leitura para ficar por dentro de tudo. Vamos lá?

Viagem tranquila e segura ao exterior: 7 dicas essenciais

Dica 1: pesquise bastante sobre o destino

A primeira dica para você fazer uma viagem tranquila e segura ao exterior é: pesquise bastante sobre o destino que irá.

Isso porque, assim você chegará muito mais preparado ao local e saberá o que deve ou não fazer.

Sendo assim, semanas antes de viajar, vá pesquisando sobre o destino, sobre os costumes, hábitos, leis, regras, etc.

Além disso, não deixe de verificar em suas pesquisas quais regiões/horários devem ser evitados ou ter cuidados redobrados.

Afinal, na maioria dos países ao redor do mundo, há lugares e horários mais perigosos do que outros.

Dica 2: contrate um seguro viagem

Como sabemos, imprevistos e problemas podem acontecer. Por isso, outro ponto importante para você se atentar ao viajar para o exterior é a contratação de um seguro viagem.

Isso porque, em caso de roubo, perda, necessidade de atendimento médico no destino, etc., o seguro poderá cobri-lo.

E isso é extremamente importante, pois ninguém quer passar “perrengues” ou ficar no prejuízo ao fazer uma viagem, não é mesmo?

Portanto, semanas antes de viajar, faça pesquisas na internet, veja os seguros e coberturas disponíveis, solicite cotações em algumas empresas e contrate um seguro que seja bom e adequado para a sua viagem.

Dica 3: tenha cuidado com o dinheiro

Ao fazer uma viagem para o exterior, você precisa levar uma certa quantia da moeda local para conseguir fazer compras e pagamentos.

Porém, não leve somente dinheiro em espécie, tenha também um outro meio, como um cartão pré-pago internacional ou cartão de crédito.

Isso porque, se acontecer alguma situação de perda ou roubo com seu dinheiro em espécie, você não ficará “zerado”.

Além disso, seja discreto ao utilizar o dinheiro quando estiver na rua. Coloque-o em diferentes lugares, por exemplo, um pouco nos bolsos da frente da calça e um pouco na mochila e, se achar necessário, compre uma doleira.

E claro, quando for visitar um lugar ou fazer um passeio, não leve todo o seu dinheiro com você. Deixe uma parte no seu local de hospedagem, dentro da mala (bem fechada com um cadeado) ou em um cofre, se houver.

cambio na viagem

Dica 4: Ande sempre com seus documentos

Para fazer uma viagem ao exterior, você precisa de alguns documentos como o passaporte, o visto e o certificado de vacinação (dependendo do destino), comprovantes, entre outros.

Por isso, antes de viajar, é essencial que você faça cópias de todos esses documentos, tanto na nuvem ou no seu e-mail, por exemplo, quanto de maneira impressa, física.

Isso porque, você precisa estar sempre com seus documentos em mãos para evitar qualquer problema ou dor de cabeça.

Portanto, sempre que for sair no destino, não deixe de colocar os seus documentos na mochila e de certificar-se que estão acessíveis em seu celular.

Dica 5: tenha cuidado com a mochila

Quando sair para “turistar”, tenha cuidado com a sua mochila. Deixe-a sempre bem fechada, não coloque coisas de muito valor nela e, jamais, se descuide dela, mantenha-a sempre próxima de você.

Além disso, utilize-a na sua frente, onde você terá total controle e visibilidade. Às vezes, ela estando atrás, fica mais fácil para um criminoso se aproximar, abrir e roubar o que tem nela.

E caso você queira garantir ainda mais segurança neste aspecto, vale a pena investir em uma mochila antifurto. Hoje em dia existem diversos modelos para escolher.

Dica 6: seja cauteloso ao utilizar as redes sociais

Se você vai viajar para o exterior e a sua casa ficará vazia durante dias ou semanas, não fique publicando nas redes sociais tudo em tempo real sobre a sua viagem, afinal, qualquer pessoa pode ver, inclusive um criminoso. 

Portanto, o ideal é que você mande fotos e/ou vídeos apenas para pessoas bem próximas, de confiança e, após retornar de viagem, aí sim você publica para um público maior.

Dica 7: reserve uma vaga em um bom estacionamento para seu carro

Por fim, se no dia da viagem você for com seu carro até o aeroporto, é importante que, com uma certa antecedência, você reserve uma vaga em um estacionamento perto do aeroporto de Guarulhos ou do aeroporto que você irá viajar.

Assim, você deixará seu veículo em um local seguro e poderá viajar tranquilo, sem preocupações!

Dica bônus

Tenha cuidado na hora de fazer refeições. Não exagere e nem coma coisas muito diferentes e que parecem que “não vão cair bem”. 

Já pensou ter problemas de saúde, enjoo, indisposição, etc., por causa de algo que comeu? Isso pode prejudicar ou até mesmo acabar com a sua viagem! E isso você não quer, não é verdade?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *