8 curiosidades sobre a pizza que talvez você não conheça

curiosidades sobre a pizza

Quem não gosta de pizza? É difícil encontrar um brasileiro que não adore a mistura de massa, molho de tomate e um recheio a sua escolha. No entanto, existem muitas curiosidades sobre a pizza que as pessoas não conhecem.

Se você está pensando em pedir uma pizza para o seu jantar e está esperando o entregador levar o prato até você, então que tal ler algumas curiosidades sobre a pizza enquanto não chega a hora de devorar o seu prato favorito?

Então siga a leitura do artigo abaixo para acompanhar algumas curiosidades sobre a pizza!

1. Uma das primeiras pizzas de delivery do mundo foi da família Pizza

Hoje em dia, é comum pedir um delivery de pizzas pré-assadas em vez de assadas. Essas pizzas chegam na sua casa prontas para ir ao forno, em vez de já chegar prontas.

Por muito tempo, quando a entrega não poderia ser feita em poucos momentos, era mais comum fazer a entrega das pizzas congeladas para que as pessoas pudessem guardar na geladeira e assar quando quisessem.

Curiosamente, uma das primeiras empresas a fazer pizzas congeladas para delivery foi de uma família que se chamava… Pizza! Pois é! No entanto, o termo “pizza” não vem daí, mas sim do grego medieval petta, que significava “torta” ou “bolo”.

2. Sábados são os dias favoritos para pedir pizzas

Você pediu uma pizza para entregar? Então é possível que hoje seja sábado. Acertamos? Bom, se sim, saiba que não foi difícil. Afinal, esse é o dia mais comum do mundo para se comer pizzas.

Pois é: como a pizza acabou se tornando um alimento típico de pedidos de delivery (muito antes de aplicativos existirem, nós já pedíamos o prato pelo telefone), o seu consumo foi condicionado por anos aos dias de folga das pessoas.

Assim, virou hábito comer pizzas no fim de semana. Dentre esses dias, o sábado é o mais comum no planeta inteiro.

3. Primeira pizza pedida na Internet foi de pepperoni

É fato que a pizza se tornou uma comida de delivery nas últimas 3 décadas, mais ou menos. É mais comum comermos o prato entregue em casa do que em uma pizzaria.

No entanto, se hoje em dia é comum pedir uma pizza pela Internet, saiba que nem sempre foi assim. Antes, o pedido era só pelo telefone.

A primeira pizza que foi pedida pela Internet foi uma de pepperoni, nos EUA, pela Pizza Hut. Curioso, não é mesmo?

4. Maior pizza do mundo tem 25 toneladas

A Itália tem uma relação profunda com a pizza. É de lá que vem a versão moderna do prato (falaremos mais sobre a sua origem a seguir!). Por isso, só poderia vir de lá a maior pizza do planeta.

Chamada de Pizza Ottavia, em homenagem a Otávio Augusto, o primeiro imperador de Roma, a pizza entrou para o Livro dos Recordes como a maior do planeta.

O prato tinha 40 metros de diâmetro e pesava 25 toneladas. No geral, ela serviu 5 mil pedaços para todos que quiseram comer um pouco e fazer parte desse recorde.

5. Pizza mais cara custa mais de R$45 mil

Já sabemos qual foi a maior pizza do mundo, mas e a mais cara? Essa também é uma vitória dos italianos. A pizza mais cara do mundo é a Luigi XII, feita pelo pizzaiolo Renato Viola. Ela custa lá na Itália 8 mil euros, o que dá mais de R$45 mil pela cotação atual.

O pior: ela é muito pequena e serve somente duas pessoas. Seu ingredientes são majoritariamente frutos do mar, como camarão vermelho, caviar e lagosta. 

6. Origem da pizza é disputada até hoje

Qual é o país da pizza? Bom, é fácil você dizer que é a Itália. Mas será que lá é a origem do prato mesmo?

Até hoje as pessoas ainda discutem quem foi que inventou a pizza. O que se sabe é que a versão moderna do prato é italiana mesmo. No entanto, no Egito Antigo já se provava algo parecido com a pizza.

Pois é: os egípcios foram os primeiros a cozinhar massa e ter uma versão bem rudimentar da pizza, com farinha de trigo e água apenas.

7. Tamanho da pizza muda de país para país

A pizza é universalmente reconhecida, claro, mas você sabia que ela muda de tamanho de país para país? Pois é!

Nos EUA, a pizza é tradicionalmente maior do que em outros lugares. Por lá, a pizza média tem cerca de 30 centímetros (aqui no Brasil também!). No entanto, na Itália ou na Austrália, ela tem menos, cerca de 28 centímetros.

8. Mais de 1 milhão de pizzas por dia no Brasil

O Brasil é um dos países que mais consome pizzas no mundo: são 1 milhão de unidades feitas POR DIA. Pois é, muita coisa.

Nós ficamos atrás dos americanos, claro: por lá, são consumidas 350 fatias de pizza por segundo. Isso é o equivalente a 35 pizzas médias por segundo, o que dá mais de 3 milhões de pizzas por dia.

Além disso, em relação a proporção de consumo por pessoa, os franceses também se destacam, com média de 5 kgs de pizza por ano para cada habitante da França.

E aí, gostou de aprender essas curiosidades sobre a pizza? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais e marque seus amigos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *