Como aumentar a velocidade da internet

aumentar a velocidade da internet

aumentar a velocidade da internet

Se você pensa que para aumentar a velocidade da internet é preciso ter um plano mais caro, saiba que é possível torná-la mais rápida apenas otimizando os recursos que estão disponíveis no próprio celular, tablet ou notebook. 

Para saber como aumentar a velocidade da internet, leia esse texto que preparamos para você. Vamos mostrar como otimizar a conexão dos seus dispositivos sem gastar nem um centavo a mais.

A melhor qualidade de transmissão de dados nem sempre está ligada ao plano de celular, mas à qualidade de sinal de sua operadora. Além disso, algumas ações podem otimizar a conexão do seu aparelho com a internet. Veja mais a seguir.

Como aumentar a velocidade da minha internet

Geralmente associamos a queda de qualidade de velocidade de internet a problemas na operadora que nos presta serviço. No entanto, nem sempre ela é a principal culpada desse problema. 

Isso pode ocorrer por diversos fatores e muitas vezes basta um pequeno ajuste para que tudo fique impecável e funcione da melhor maneira possível, com qualidade e sem pagar mais.

Para tentar ajudar você, vamos elaborar um check list fácil de seguir para tentar ajudar a solucionar eventuais problemas, que não sejam de responsabilidade da operadora que presta o serviço a você.

1- Reinicie o modem

O primeiro passo a ser dado para saber como aumentar a velocidade da internet é reiniciar o modem e seus aparelhos que estejam conectados a ele. Para isso, basta retirá-lo da tomada durante alguns instantes.

Muitas vezes a internet que você está utilizando pode apresentar instabilidade ou lentidão por conta de travamento de portas. Isso pode ocorrer por diversos fatores, como “picos de luz”, instabilidade do sinal, sobrecarga de tarefas e outros motivos.

Provavelmente você já tenha ligado em algum momento para a sua operadora e o atendente pediu para que você reinicie seus aparelhos. Se você quer economizar um tempo e até mesmo solucionar o problema, caso seja realmente o travamento de portas, não custa nada reiniciar todos seus aparelhos. Isso poderá economizar um tempo valioso na hora de contatar o suporte.

2- Verifique se não existe algo “roubando” a sua conexão

É bastante comum executarmos diversas tarefas em aparelhos diferentes. Em tempos de home office, costumamos deixar diversos programas e aparelhos ligados na mesma rede. Saiba que isso consome bastante a velocidade e prejudica a qualidade da conexão.

Para solucionar isso é bastante fácil. Verifique em todos os seus aparelhos se não existe algum aplicativo em segundo plano que esteja fazendo algum download. 

Geralmente os programas de downloads como torrents, por exemplo costumam trabalhar silenciosamente. E dependendo das configurações, eles podem consumir uma grande quantidade de banda, o que acaba prejudicando a qualidade da internet. 

Uma boa dica de como aumentar a velocidade da internet é desativar todos os aplicativos que consomem banda e utilizar um serviço de cada vez. Além disso, uma dica importante é  usar programas de torrent em um horário alternativo, pois isso pode fazer com que você tenha mais otimização da qualidade da internet.

3- Faça uma limpeza em seu navegador

Durante o uso do dia a dia é bastante comum o navegador acumular uma grande quantidade de dados. Esses dados ficam armazenados na memória cache e isso faz com que o programa fique sobrecarregado e lento.

Para isso, acesse as configurações do navegador e apague todo histórico de navegação. Além de otimizar o serviço, isso pode liberar algum espaço na memória do seu celular,  garantir uma maior navegabilidade e também fazer com que o funcionamento do navegador fique mais leve.

4- Desative os ADD-ONS do navegador

Outra boa dica em como aumentar a velocidade da internet é desativar os ADD-ONS. Esses aplicativos funcionam como ferramentas nos navegadores e ficam trabalhando em silêncio na barra de tarefas. Muitos deles podem bloquear a navegação e tornar a conexão lenta.

Para isso, desative as extensões que são irrelevantes e que você não utiliza com muita frequência. Certamente, isso irá garantir mais navegabilidade e uma qualidade melhor da velocidade da conexão.

5- Atualize seu sistema e os aplicativos de navegador

Uma das coisas que podem prejudicar a qualidade da sua internet é utilizar os aparelhos com os aplicativos e sistemas desatualizados.Para resolver isso, verifique na loja do seu sistema se não existem atualizações pendentes para serem executadas.

As atualizações servem para garantir mais otimização dos aplicativos e funcionamento dos aparelhos de dispositivos móveis, como celulares e tablets, por exemplo. Além disso, elas servem para corrigir eventuais problemas que surgiram ao longo do tempo e que podem de certa forma afetar a qualidade de funcionamento.

Portanto, é fundamental manter seu sistema operacional e aplicativos atualizados para que eles funcionem corretamente e não causem nenhum tipo de travamento. Além de ter mais otimização na hora de operá-los, você terá um sistema mais seguro e protegido de eventuais ataques de vírus.

Conclusão

Agora que você sabe como aumentar a velocidade da internet, saiba que também é importante ligar para o suporte caso nenhuma dessas alternativas tenha dado certo. Pode ser que o problema seja externo e é necessário que o suporte da operadora entre em ação para esses casos. 

E de qualquer modo, sempre é válido manter todos os seus aplicativos atualizados e executar uma limpeza de memória de vez em quando. Isso garantirá não apenas mais qualidade na hora de navegar na internet, mas também um sistema mais otimizado e sem travamento.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *