Como conseguir cartão de crédito com CNPJ?

A construção de um negócio próprio é o sonho de uma significativa parcela da população brasileira e, após muitos esforços, existem aqueles que conseguem retirar esse sonho da esfera do papel e trazê-lo para o mundo real. No entanto, a grave crise econômica enfrentada pelo Brasil desde o ano de 2014 – agravada pela atual pandemia gerada pela Covid-19 – aliada a falta de planejamento dos indivíduos faz com que, frequentemente, não seja possível transformar esse sonho em uma realidade e, para aqueles que conseguem, acaba se tornando extremamente difícil conseguir fazer a empresa prosperar. 

Assim, pensando em ofertar um maior auxílio para esse grupo, uma diversidade de instituições financeiras têm desenvolvido linhas de créditos pessoais exclusivamente para quem é já é Microempreendedor Individual (MEI) e busca a expansão do negócio e/ou para aquele que ainda desejam abri-lo. Dentre as facilidades oferecidas, tem-se a possibilidade de possuir um cartão de crédito utilizando o CNPJ. Hoje, trouxemos todas as informações e respondemos as principais dúvidas acerca de como conseguir um cartão de crédito utilizando um número de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

É possível conseguir um cartão de crédito com CNPJ?

Sim, atualmente é completamente possível a aquisição de um cartão de crédito utilizando o CNPJ. No cenário econômico nacional, são várias as instituições financeiras que oferecem linhas de crédito para atender a Microempreendedores Individuais (MEI) que necessitam de uma renda extra para livrar seu negócio do vermelho ou para expandi-lo. Dentre as opções existentes, uma que tem apresentado um significativo destaque e sobre o qual discorreremos hoje é o Cartão de Crédito BNDES para MEI.

cartão de crédito com CNPJ

O que é e como funciona o cartão de crédito BNDES para MEI?

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) é um órgão do Governo Federal cujo objetivo principal é financiar investimentos que possam trazer benefícios para a economia nacional, seja a longo prazo, seja a curto prazo. Uma das formas encontrada por essa instituição financeira foi a liberação de um cartão de crédito para o Microempreendedor Individual, utilizando, para isso, o seu número de CNPJ. 

Inicialmente, é importante ressaltarmos que tal ferramenta destina-se exclusivamente para aqueles que estão cadastrados como MEI junto aos órgãos federais responsáveis e, para ser cadastrado como tal, é preciso que a microempresa gere um faturamento máximo de até R$ 81.000 mensais e que o seu dono seja profissional autônomo legalizado. O Cartão de Crédito BNDES funciona como uma forma do microempreendedor conseguir um capital extra para financiar os investimentos necessários para o funcionamento de sua empresa, sendo necessário que ela possua sede no Brasil.

Onde posso conseguir o Cartão de Crédito BNDES para MEI?

Para possuir o cartão de crédito para microempreendedor é necessário realizar a solicitação junto às instituições financeiras que são parceiras do BNDES e, portanto, possuem sua autorização para a concessão dessa forma de crédito. São, justamente, essas empresas que irão realizar toda a análise de sua solicitação e seus dados financeiros, decidindo pela aprovação ou não do pedido. É de total responsabilidade do solicitante e livre a escolha da instituição financeira ao qual deseja solicitar o seu cartão de crédito, porém, ´é sempre válido e importante conferir se o banco escolhido realmente possui autorização do BNDES para realizar esse serviço. 

Ademais, uma das vantagens desse cartão, além de conferir um crédito extra ao MEI, é que, ao realizar a solicitação em uma instituição e ter seu pedido negado, é possível fazer um novo pedido de cartão de crédito através de outro banco parceiro do BNDES. O limite de crédito disponibilizado por eles chega ao valor de até RS 2.000.000, sendo possível realizar o parcelamento em até 48 meses e estabelecer uma taxa de juros pré-fixada. As instituições financeiras que possuem autorização junto ao BNDES para emitirem o cartão de crédito BNDES através do CNPJ são as seguintes:

  • Banco do Brasil;
  • Santander;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú;
  • Banestes;
  • Banrisul;
  • Bradesco;
  • Sicoob;
  • Banco do Nordeste.

Como solicitar o cartão de crédito BNDES para MEI?

Solicitar o cartão de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) é bastante rápido, prático e fácil. Para tanto, basta conferir se você se enquadra em todos os pré-requisitos estabelecidos pelo BNDES para a concessão, sendo eles:

  • Ser microempreendedor individual (MEI);
  • Ter apenas um empregado atuando em sua empresa;
  • Ser o único dono da empresa, sendo proibida a presença de sócio.

Após confirmar que você se enquadra em todas as exigências anteriormente citadas, é hora de efetivamente fazer a solicitação. Para tanto, basta acessar a plataforma online oficial do BNDES e clicar em “Solicite seu cartão”, feito isso, é a hora de informar o seu número de CNPJ e a sua Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Em seguida, selecione o banco ao qual deseja solicitar, dando preferência para instituições em que você já possui conta corrente ativa. Por fim, preencha por completo a sua proposta para o cartão de crédito que deseja e aguarde a resposta final da solicitação.

É válido ressaltar que, embora a solicitação seja online, existem uma série de documentos que precisam ser entregues na unidade física do branco. Segue abaixo a lista de documentos que exigem entrega física, são elas:

  • Balanço Patrimonial;
  • Atas de eleição dos administradores;
  • Contrato Social da empresa;
  • Certidão Negativa de Débito (CND);
  • Certidão de regularidade do FGTS (deve ser solicitada no site da Caixa Econômica Federal).

Benefícios do Cartão BNDES para MEI

Dentre as principais vantagens oferecidas por essa linha de crédito encontra-se o fato de permitir ao microempreendedor expandir seu negócio e aumentar sua margem de lucro. Além disso, por ser exclusivamente para MEI, esse cartão de crédito possui uma das taxas de juros mais baixas do mercado nacional, sendo de cerca de 1,14% ao mês. É possível, ainda, parcelar o valor em até 48 prestações fixas e iguais.

Utilidade do Cartão de Crédito BNDES

O cartão de crédito pode ter inúmeras utilidades, dentre elas, destacamos as seguintes:

1.Compra Indireta: Nessa modalidade, é feita uma negociação com os fornecedores de matérias primas ao MEI e o fornecedor é autorizado pelo BNDES para anexar as compras feitas diretamente no Portal do Cartão BNDES.

2.Compra Direta: Nesse caso, a compra não é feita de um fornecedor credenciado pelo BNDES, mas sim através da própria plataforma do BNDES

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *