Como conseguir mais clientes para um restaurante?

restaurante delivery

As pessoas usam seus telefones para tudo e por isso há uma tendência emergente na indústria de alimentação fora do lar, que aumenta as vendas de restaurantes por meio de delivery e foodtrucks. Os clientes visitam um site ou mesmo um aplicativo para saber mais sobre o que o estabelecimento tem a oferecer, para ver avaliações de outras pessoas e, claro, ver o menu e preços.

No passado, os sites de restaurantes precisavam apenas de itens essenciais como menu e localização, mas hoje os consumidores exigem muito mais.

Se você possui um restaurante, com os pedidos online, é possível conseguir mais clientes e ainda fidelizá-los seguindo uma série de dicas que explicaremos aqui.

Uma das vantagens dos pedidos online é que eles não precisam ligar, o que é útil para uma geração que não gosta de telefonar, tudo se resolve com alguns cliques ou uma interação via chat.

Tudo isso você precisa levar em consideração quando pesquisa por uma solução de como conseguir mais clientes para um restaurante já que a interação e adaptação da linguagem será um diferencial que pode determinar o sucesso para o seu negócio.

Além disso, os clientes têm tempo e capacidade para estudar o menu e escolher exatamente o que desejam e se sentem livres porque não precisam interagir com ninguém para fazer um pedido.

Como conseguir mais clientes para um restaurante?

As estatísticas de entrega de restaurantes mostram que os pedidos de comida online mais do que triplicaram nos últimos anos.

Pense da seguinte maneira: já existe uma demanda crescente de consumidores que desejam receber comida em casa. Agora, tudo o que você precisa fazer é encontrar maneiras rápidas de fazer com que os clientes escolham seu restaurante em vez dos de seus concorrentes. O que precisa fazer? Veja as dicas abaixo!

Mantenha seu menu atualizado – É lógico que se você deseja aumentar suas vendas online deverá divulgar o menu atual por meio do site, grupos de WhatsApp e  Facebook e também nos aplicativos de entrega de comida.

Ele deve ser fácil de localizar e de ler, incluir descrições completas de todos os itens que você oferece. É importante também atualizar sempre o que estiver em falta.

Quanto mais descritivo e completo for o cardápio, mais fácil será para seus consumidores ver o que o estabelecimento tem a oferecer, o que certamente vai ajudar a conseguir mais clientes para um restaurante.

Permita modificações – Nem todos vão gostar do cardápio exatamente como ele é oferecido. Seus clientes podem querer tirar a salada de um sanduíche ou podem optar pela troca de um tipo de queijo.

Disponibilizar esta opção pode ampliar o grau de satisfação e a fidelização dos seus clientes, levando-os a novos pedidos em seu restaurante.

Ofereça uma estimativa de tempo – Os clientes gostam e, muitas vezes, precisam saber quando buscar os itens que encomendaram online ou quando os pedidos serão entregues. Essa novidade surgiu com os aplicativos de entrega de comida e caiu nas graças do público.

Depois que você fizer uma nova venda online no restaurante, ofereça um tempo estimado e também tente ter uma opção de rastreio do pedido. Isso deixa seus clientes ainda mais felizes.

Ofereça diversas opções de pagamento – Mais uma vez, a variedade é realmente importante para conseguir mais clientes para um restaurante. Se você aceitar apenas dinheiro para pedidos poderá excluir vários clientes que não carregam andam com moeda em espécie e preferem o pagamento magnético.

Além disso, também é ótimo oferecer a seus clientes a opção de pagar os pedidos direto no aplicativo de comida. Isso traz mais segurança para o consumidor e também para o entregador.

midias sociais

Abuse das mídias sociais – Você provavelmente já usa as redes sociais para seduzir seus clientes com pratos deliciosos. Que tal explorar ideias criativas de marketing para aumentar as vendas online do restaurante. Uma estratégia útil deve destacar:

  • O seu raio de entrega;
  • Se você cobra uma taxa de entrega;
  • Empresas de entrega com as quais você faz parceria;
  • Quanto tempo normalmente leva para que um pedido de entrega chegue ao cliente;
  • Ofertas especiais que se aplicam apenas a vendas online.

Os clientes querem informações, mas também precisam de imagens e mensagens que os convençam. Você tem maneiras quase ilimitadas de atrair seu público com publicações nas mídias sociais. No Instagram, por exemplo, pode mostrar fotos e vídeos de:

  • Um entregador saindo com um pedido;
  • Imagens atraentes de alimentos embalados;
  • Clientes felizes desfrutando de sua comida.

Incentive seus clientes a compartilhar fotos da comida e incluir uma hashtag exclusiva – específica para o seu restaurante -, que ajudará outras pessoas a encontrar facilmente essas imagens.

Aproveite datas e eventos especiais – Dia das mães, dos namorados e carnaval são algumas datas especiais que geram oportunidades para promover determinados itens de menu e serviços. Além disso, finais de campeonatos esportivos ou o episódio final de alguma novela ou série também podem ser usados nesta estratégia para ampliar as vendas online de um restaurante.

Por que não fazer com que os clientes peçam comida postando fotos e informando a todos sobre suas promoções no dia do evento? Você pode usar praticamente qualquer data e evento como justificativa para comercializar e promover seu cardápio. Contudo, explore apenas as ocasiões que tenham conexão com o seu público-alvo.

Agora é com você!

O caminho do sucesso passa por diversos fatores, um deles, para quem mexe com comida fora do lar, é melhorar as vendas online. Contudo, o empresário deve prezar por cumprir todas as expectativas geradas em cada consumidor: entrega no prazo, oferecer produtos de qualidade, embalagem correta, meios de pagamento, etc.

Essas dicas que apresentamos acima fornecem uma base essencial para aumentar as vendas online de um restaurante. Agora, teste e veja qual é a estratégia mais eficiente para o seu negócio, implemente e acompanhe de perto para que nada fuja ao seu controle.

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