Como definir o público-alvo para a sua campanha de anúncios

estrategia de publico alvo

As pessoas encontram uma quantidade sem precedentes de mensagens ao longo do dia em um ambiente em que os anunciantes estão tentando influenciar seu comportamento de compra. 

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Na enxurrada de mensagens publicitárias, está se tornando cada vez mais difícil tocar e ser notado. 

Além de uma mensagem publicitária convincente, também é importante prestar atenção à segmentação e garantir que a campanha seja direcionada àqueles com maior probabilidade de interesse em um produto ou serviço. Isso também serve ao destinatário da mensagem.

A seleção de um público-alvo adequado começa pela definição dos clientes existentes ou dos possíveis clientes. Os atributos podem incluir idade, sexo, tamanho da família ou os interesses que estão conectados ao produto ou serviço. 

O objetivo é limitar o público da campanha publicitária a atingir, da maneira mais eficaz possível. Não sabe como fazer isso? Aprenda abaixo como definir o público-alvo para a sua campanha de anúncios:

Etapa 1: criar uma descrição completa

Crie uma descrição completa do seu cliente alvo. Os profissionais de marketing e líderes de negócios fazem isso o tempo todo com seus clientes para criar um relacionamento. Eles juntam descrições abrangentes de seus clientes-alvo para criar imagens detalhadas e vívidas da pessoa. Agora, você fará o mesmo com seu público-alvo.

Abra um documento e comece a escrever a descrição. Inclua coisas como:

  • Nome
  • Geração 
  • Gênero
  • Descrição do trabalho
  • Hobbies
  • Etc.

Entre em detalhes extremos. Fale sobre as tarefas diárias que a pessoa realiza em seu trabalho. Fale sobre o que eles fazem nos fins de semana com a família e os amigos. Quanto mais detalhes você incluir, mais fácil será para você atingir essa pessoa ao implementar sua estratégia de marca pessoal.

Vá ao ponto de incluir uma foto da pessoa. Se for uma pessoa real, encontre a foto deles. Se não for uma pessoa real, encontre uma foto on-line adequada à sua visão e inclua-a no perfil.

Etapa 2: identificar as motivações da pessoa

Ao criar o perfil do seu público-alvo, você entrará na mente deles e descobrirá suas motivações. 

Isso é importante porque, como dissemos anteriormente, quando você sabe quais são as motivações dessa pessoa, pode ajudá-la a alcançar seus objetivos como uma maneira de alcançar seus próprios objetivos (você recebe o que dá).

Por exemplo, se seu público-alvo é um líder de equipe de vendas. Sua motivação pode ser dupla: 1) ser promovido para a próximo cargo na empresa, que provavelmente é gerente regional de vendas ou uma posição semelhante e 2) mais tempo livre para passar com a família em crescimento.

Conhecendo essas motivações, você pode entender seus objetivos e melhorar a eficiência dos processos para reduzir o tempo gasto numa campanha.

Etapa 3: identifique suas oportunidades em potencial

Depois de saber o que motiva seu público-alvo, é hora de formular maneiras de ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Você pode fazer isso sozinho, mas outra maneira de encontrar oportunidades é ir ao seu público-alvo e conversar com eles.

Para fazer isso, você pode enviar e-mails com formulários de pesquisa, e diversas outras estratégias de ouvir o cliente.

O que você pode segmentar em sua campanha de anúncios?

Agora que você já sabe como definir seu público alvo, saiba que existem inúmeras maneiras de segmentar usuários numa sua campanha de anúncios. Você pode usar uma combinação de métodos de segmentação para restringir o público-alvo certo e identificar as pessoas com maior probabilidade de se interessar pelo seu anúncio. 

Localização

Como um centro de fitness, um ginásio ou estúdio de ioga, a localização das pessoas que você está tentando alcançar é essencial. Você pode segmentar usuários com requisitos gerais de localização, como morar em um código postal ou país específico. 

Interesses

Os interesses são benéficos na definição do seu público-alvo. Por exemplo, se você é um estúdio de ioga que vende roupas e tapetes de ioga, segmentaria usuários que gostam de ioga. A segmentação baseada em interesses permite identificar usuários com esses interesses específicos. 

Dados demográficos

Você pode segmentar usuários por meio de vários dados demográficos diferentes, incluindo idade, sexo, estado civil, idioma, eventos da vida e muito mais. A partir da pesquisa de público-alvo e do mercado-alvo existentes, você deve ter uma ideia de quem é seu cliente ideal. 

Comportamento

Diferentemente dos interesses, os comportamentos concentram-se em segmentar pessoas que usam itens como compras recentes, visitantes de sites ou históricos pessoais. 

Otimização automática

O Facebook oferece outra opção além de usar dados demográficos e interesses para atingir os clientes certos. Com isso, o Facebook otimiza automaticamente seu público para você. 

Digamos que você criou uma nova campanha publicitária para segmentar novos pais que ingressaram recentemente em uma academia. O Facebook pode otimizar isso para atingir mais mães novas do que pais, já que as mães tendem a ter uma taxa de cliques mais alta. 

Para dominar todas as funcionalidades da ferramenta é interessante que você se aprofunde e estude bastante as possibilidades, são várias e os retornos podem ser muito bons. Assim procure estudar e faça cursos de Facebook ADS veja alguns nessa lista.

Agora que você já sabe como definir o público-alvo e segmentá-los, que tal utilizar essas dicas em sua campanha de anúncios?

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