Como escolher cartão de crédito ideal?

O mercado oferece diversas opções de cartões com ou sem anuidade, além de vantagens como clube de pontos, recompensas, cashback e descontos em aplicativos de comida ou viagem, por exemplo. No entanto, você sabe como escolher o cartão ideal para você e como ele vai suprir as suas necessidades? Neste post vamos dar dicas de como escolher o seu cartão, quais serviços você deve encontrar em cada banco e não se preocupar com a fatura no final do mês.

O primeiro passo é fazer uma pesquisa extensa em todos os bancos possíveis, ou se você já é correntista de um, conferir quais são as opções disponíveis. Você pode contratar o serviço de cartão de crédito, de débito ou os dois em um só produto. Encontre aquele que mais atenderá suas necessidades e como ele irá cuidar do seu dinheiro.

A maioria dos bancos ou instituições financeiras solicitam informações pessoais, como RG e CPF, para preencher o cadastro inicial. Posteriormente, você deve informar e comprovar sua renda com algum recibo de salário ou mesmo suas movimentações bancárias. Estas informações serão avaliadas pelo banco para que o cartão possa ser aprovado.

cartão de crédito

Cartão de crédito

Lembre-se: muitas instituições consultam a “reputação” do cliente em empresas de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa. Caso você tenha alguma pendência nessas empresas, resolva-as antes de solicitar o cartão, ou você terá seu pedido negado, na maioria das vezes. Se possuir dívidas, é melhor quitá-las primeiro para depois adquirir o serviço de cartão.

Vida financeira

Em seguida, você deve analisar qual o cartão ideal para sua vida financeira. Quais as vantagens e desvantagens que ele possui, como limite do cartão, datas de vencimentos de cobranças e boletos, para que você não perca o dia do pagamento e não gerar juros desnecessários.

Algumas empresas não cobram anuidade no cartão, não cobram por movimentações nas contas e, em alguns casos, liberam o cartão mesmo que você tenha pendências no seu nome. Alguns serviços terceirizados, como saque em Banco24Horas, acabam sendo cobrados, por isso, preste atenção nas cobranças pelos serviços.

Bandeiras

Algumas bandeiras de cartões são mais comuns no Brasil, como Visa, Mastercard, Dines, Amex, Elo, etc, que podem oferecer bônus ou programas de pontos dependendo do serviço contratado no banco. Algumas administradoras de cartão nomeiam seus produtos a partir dos serviços oferecidos, como Gold, Platinum, Black, Silver. Saiba qual cartão é melhor para você e quais são as taxas que serão cobradas de acordo com cada movimentação na conta.

Dica

Alguns aplicativos ou startups oferecem serviços para você administrar o seu dinheiro e saber quanto você gastar por mês. Uma delas é a IQ 360 Brasil, que auxilia na administração da sua vida financeira e como você esta valorizando, ou desvalorizando, o seu dinheiro no mercado. Conheça mais sobre esta startup clicando aqui.

Bancos tradicionais

Muitas empresas pagam seus funcionários por meio de bancos tradicionais, como Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, etc. Caso você possua conta em algum desses bancos, confira quais as vantagens que você tem ou pode adquirir assinando algum serviço extra. Confira as taxas destes serviços, pois, na maioria dos casos, há uma cobrança mensal para cada produto adquirido.

Alguns bancos, como Bradesco e BB, já oferecem cartões sem anuidade e com benefícios. a Mastercard também oferece o plano Mastercard Surpreenda, que disponibiliza programa de pontos em troca de milhas, hospedagem em hotel, descontos em aplicativos e em estabelecimentos comerciais.

banco online

Bancos virtuais

A moda da vez são os bancos virtuais, tais como Nubank, Inter e Original. A maioria dessas fintechs oferecem cartões de crédito sem anuidade, sem cobrança em movimentações como transferências e pagamentos e podem auxiliar na hora de investir seu dinheiro ou tentar algum financiamento para sua casa ou automóvel.

Outras instituições oferecem o serviço de cashback, que é literalmente o “dinheiro de volta”. Quando você realiza alguma compra, parte deste dinheiro volta para você e pode ser utilizado em investimentos ou mesmo para ficar na conta. Confira se o seu banco oferece este serviço e como você pode contratá-lo. A maioria destes serviços são cobrados, por isso preste atenção quando você contrata qualquer serviço bancário.

Cartões sem anuidade

Alguns dos principais bancos virtuais, e até mesmo alguns bancos tradicionais, oferecem cartões sem anuidade facilitar a vida do usuário. Confira alguns deles e quais as novidades em cada cartão.

  • Santander Free: Nesta modalidade, se você gastar mais de R$ 100 durante o mês, a anuidade será zero no cartão. Além disso, o cartão oferece descontos em estabelecimentos e aplicativos por meio de um programa de recompensas.
  • Banco Inter: O Inter oferece um cartão sem anuidade, internacional e na bandei Mastercard. Direto no aplicativo você consegue gerenciar sua conta e os gastos com o cartão de crédito.
  • Digio: Este cartão é emitido pelo banco CBSS, sem anuidade e você pode solucionar tudo pelo aplicativo.
  • Nubank: Um dos mais populares entre os bancos virtuais, o Nubank oferece um cartão internacional, mas sua aprovação dependerá de uma avaliação financeira do cliente. O cartão físico é enviado posteriormente pelos Correios.
  • Credicard Zero: Outro cartão sem anuidade, oferecido pela Mastercard, onde você consegue descontos em viagens de Uber, em reservas na Decolar e lojas como Netshoes, Magazine Luiza e Extra. Tudo pode ser gerenciado direto pelo aplicativo.
  • Saraiva: O cartão Saraiva pode ser usado para ter descontos nas lojas da empresa, além de realizar pagamentos de contas, com o cartão totalmente sem anuidade.
  • Original: O Banco Original oferece um cartão anuidade e internacional, além do programa de pontos Cashback Original. De acordo com os seus gastos com o cartão, você recebe um valor de volta para gastar como quiser um realizar algum investimento no banco.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *