Como o Marketing Promocional Pode Ajudar a Sua Empresa

marketing promocional

No mundo contemporâneo, empresas que querem atrair mais negócios precisam investir em marketing digital e marketing promocional. 

Ambos são de extrema importância para gerar cada vez mais oportunidades de negócios!

Porém, no artigo de hoje falaremos apenas do marketing promocional e se você estiver interessado (a) em saber mais sobre o marketing digital também, deixe um comentário no final do artigo e nós produziremos um outro conteúdo especialmente para você.

Agora chega de papo, vamos entender, de fato, o que é o marketing promocional e qual a sua importância para as empresas! Tenha uma ótima leitura.

Marketing promocional

Basicamente, o marketing promocional consiste em estratégias realizadas por uma empresa para gerar valor e melhorar o relacionamento com os clientes.

Com isso, há um fortalecimento da marca, conquista de novos consumidores, fidelização daqueles que já compram da sua empresa e uma formação de uma base sólida de clientes.

Inclusive, esse tipo de estratégia possui tanta relevância para os negócios, que existe até uma associação no Brasil, a AMPRO – Associação de Marketing Promocional, autoridade no assunto.

Principais estratégias do marketing promocional

Agora que todo o conceito a respeito do marketing promocional foi explicado, é hora de colocá-lo em prática!

Como? Seguindo as estratégias que falaremos a seguir. Veja.

Ofertas/promoções

Fazer ofertas/promoções é uma estratégia bastante eficiente e popular no mercado. E o melhor é que qualquer tipo de negócio pode adotá-la para conseguir mais clientes e vendas.

Afinal de contas, os consumidores gostam de ter um desconto, de pagar um pouco menos por algum produto/serviço. É fato.

Por exemplo, você pode anunciar em seu site ou em suas redes sociais que quem pagar à vista por um serviço anual (como de hospedagens de site), ganhará 35% de desconto. Ou que quem comprar um determinado produto nas próximas duas horas terá 40% de desconto.

Isso atrai financeiramente os clientes e gera um senso de urgência, pois caso não compre logo, perderá essa grande oportunidade.

Brindes

Outra estratégia relevante de marketing promocional é oferecer brindes aos seus clientes. Afinal de contas, quem não gosta de ganhar um presente? Um mimo?

Por isso, investir em brindes como calendários, squeezes, canecas personalizadas, blocos de notas, entre outros, é uma ótima forma para ajudar sua empresa a ter mais vendas e clientes. 

Isso porque tal ação contribui para que haja uma conexão entre empresa e consumidor.

E os brindes podem ser dados tanto na fase inicial da negociação (como forma de atrair o consumidor), quanto na parte de pós-venda (como maneira de conquistar e fidelizar o consumidor).

Experimentação

Muitos clientes em potencial ficam com “um pé atrás” em relação a compra de certos produtos ou serviços. Afinal de contas, será que realmente vale a pena? E se comprar e não gostar?

Por isso, para ajudar nessa situação existe a estratégia de experimentação grátis, que, basicamente, a empresa oferece um período (7 dias, 15 dias, 1 mês…) para que o potencial cliente tenha acesso ao produto/serviço de maneira gratuita e assim possa conhecê-lo melhor.

E então, após esse período, ele tem a opção de comprar/fechar negócio. 

Vale destacar que as chances geralmente nesses casos aumentam, pois agora ele já sabe como é e como funciona o produto/serviço, bem como suas características e benefícios.

Sorteios

Por fim, mas não menos importante: os sorteios! Isso porque, assim como os brindes, este tipo de estratégia dá coisas para as pessoas. E quem não gosta de ganhar algo?

Por exemplo, se você tem uma loja de artigos esportivos, você pode fazer um sorteio no Instagram de uma camisa de time e que o vencedor poderá escolher dentre as diversas opções disponíveis.

Para isso, ele deve seguir o perfil da sua empresa na rede social, curtir a publicação e marcar três amigos nos comentários. Isso ajuda e muito no engajamento e atração de novas pessoas/potenciais clientes.

E então, o que achou do marketing promocional? A sua empresa já coloca em prática alguma das estratégias que falamos neste artigo? Deixe um comentário abaixo, queremos ouvir você!

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