Como organizar roupas do casal: saiba o que realmente importa

Apenas comprar um bom guarda roupas casal não é o suficiente para quem se casou recentemente e começou uma nova vida juntos. Na verdade, não é nem sequer o básico para quem já tem anos de uma relação duradoura. É claro que parte de como organizar roupas do casal depende dos equipamentos disponíveis, mas grande parte tem a ver também com a rotina usada para esse processo.

organizar roupas do casal

Hoje em dia, o Brasil tem cerca de 1 milhão de casamentos por ano, em média, com mais ou menos um quarto deles acabando em divórcio. O número, claro, subiu durante a pandemia do novo coronavírus. Por mais que a gente costume pensar em divórcios como situações que acontecem por causa de eventos graves, como traições, a verdade é que eles são muito mais comuns por causa de coisas simples, como a arrumação da casa. Por isso, é importante para o casal organizar esses detalhes para ter uma vida juntos mais eficaz.

Quer saber como organizar roupas do casal do jeito certo? Então veja abaixo o que realmente importa nessa área!

Como organizar roupas do casal: o que realmente importa?

Tenha uma rotina clara de como cuidar das roupas

Existem algumas tarefas da casa que fazemos uma vez e pronto, não precisamos fazer mais. Por exemplo, instalar a TV, montar o guarda-roupa, trocar as lâmpadas e por aí vai.

No entanto, existem outras tarefas que são contínuas: devem ser feitas o tempo todo. Elas incluem lavar a louça, varrer o chão e, claro, organizar as roupas. Essas tarefas funcionam melhor quando há uma rotina de execução fácil e bem definida para elas.

Por isso, o primeiro passo para o casal arrumar direitinho as roupas é sentar e montar uma rotina que seja boa para os dois. Isso significa estabelecer quais serão as ações básicas que devem ser tomadas para que as roupas passem pelo “sistema” de organização: sejam lavadas, passadas e guardadas.

Ou seja: defina onde será o ponto para deixar as roupas sujas, quando e como elas irão para a máquina de lavar, onde ficarão antes de serem passadas e como e quando serão guardadas no armário.

Com uma rotina bem montada, ficará muito mais fácil organizar as suas roupas no dia a dia e não haverá tanto estresse assim.

Não deixe nenhuma peça para “arrumar amanhã”

Um erro muito comum que os casais cometem é o de deixar “para amanhã” a tarefa que deve ser feita hoje. Afinal, chegar em casa depois de trabalhar e ainda ter de lidar com a roupa para passar, por exemplo, é muito chato.

No entanto, deixar a roupa para amanhã causa um “engarrafamento” nas tarefas do sistema. Se a roupa não é passada hoje, amanhã chega um novo “carregamento” que foi lavado. Se a roupa não é lavada, muitas peças sujas ficam acumuladas no banheiro.

É necessário fazer aquele esforço extra para garantir que nada fica para amanhã, de modo a permitir que o sistema de organização rode fluentemente na sua casa.

Divida o trabalho de um jeito que o casal concorde

Não importa o quão bom seja um sistema, é preciso que ele seja colocado em prática corretamente pelas pessoas. Isso inclui, portanto, dividir as tarefas entre o casal.

No entanto, é importante que essa divisão seja feita de uma maneira que o casal concorde, independentemente de outros fatores. Por exemplo, vamos supor que ficou combinado que uma pessoa fará todo o trabalho até a roupa entrar na máquina de lavar e outra fará todo o necessário até ela entrar no armário, já passada. Se o casal concordou com isso, então não importa se passar é mais trabalhoso do que lavar, o combinado foi esse.

Conversem entre si e vejam o que é o mais indicado para a rotina de vocês. A resposta correta depende muito do contexto de cada casal e da rotina pessoal de vocês.

Um não deve fazer o trabalho do outro

Por fim, depois de combinado o que cada um deve fazer, é importantíssimo que isso seja cumprido. Um não pode fazer o trabalho do outro, mesmo que isso atrapalhe o andamento das coisas.

É vital que o casal se comprometa igualmente nas tarefas da casa e cumpra o que foi prometido. Se um dos membros não fizer, o ideal é que isso seja levantado e cobrado, para que possa ser corrigido.

Pronto! Agora você já sabe como organizar roupas do casal e pode colocar essas dicas em prática para garantir que o seu casamento terá mais chances de ter sucesso ao lidar com esse elemento básico da vida em conjunto. Não esqueça o que dissemos: a maior parte dos desentendimentos entre casais acontece por coisas simples, como a limpeza da sala, a organização das roupas ou o cardápio do almoço. Portanto, dê atenção para o que é rotineiro na sua vida.

E aí, gostou do conteúdo? Conte para a gente como é a sua rotina de organização de roupas!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *