Cursos Profissionalizantes Impulsionam a Carreira

Atualmente ocorreram muitas alterações nas políticas públicas relacionadas a educação, em especial para os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho ou que ainda não escolheram a modalidade e curso seguir.

É importante compreender que apesar do Programa Universidade para Todos promover oportunidades para o ingresso em uma universidade e principalmente atender as expectativas da Organização das Nações Unidas relacionadas ao combate do analfabetismo no Brasil esta iniciativa não representou grandes mudanças relacionadas ao desemprego no país.

Leia também: Planeje sua vida profissional com um bom plano de carreira

Para atender as necessidades de comunidades carentes e principalmente de empregabilidade dos jovens brasileiros foi criado o Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que tem como objetivo oferecer acesso aos cursos profissionalizantes de escolas técnicas do Sistema “S” de ensino SENAI e SENAC e também de instituição particulares. 

Cursos Profissionalizantes Impulsionam a Carreira

O Novo Ensino Médio oferece ao jovem brasileiro a opção de escolher um curso profissionalizante ou matérias que estão relacionadas a carreira que deseja seguir a partir do primeiro ano da etapa de educação básica Ensino Médio. Em países com economia desenvolvida as opções de escolha de matérias já são uma realidade, oferecendo ao jovem maior empregabilidade e independência econômica.

Vantagens de Fazer Curso Profissionalizante

O Brasil caminha para um futuro de possibilidades, sobre uma ótica construída a partir de ações necessárias para o desenvolvimento educacional relacionadas as políticas públicas e sobre a ótica da comunicação e desenvolvimento de novas mídias como a internet e sistemas de educação à distância que oportunizam a construção de uma sociedade mais informada e mais acesso aos cursos profissionalizantes. 

Um estudo da Organização das Nações Unidas mostrou que a Televisão e os Meios de Comunicação tiveram um papel ativo para acabar com o analfabetismo brasileiro, de outro lado o desemprego no Brasil representa um dos principais problemas para economia do país. 

Os Cursos Profissionalizantes têm papel ativo na empregabilidade dos brasileiros, são oferecidos em diversas modalidades, com vantagens de serem criados a partir das necessidades do mercado de trabalho, são opções para jovens que estão iniciando suas carreiras e pessoas desempregadas em busca de melhores salários e oportunidades de emprego. 

Qual o Curso Escolher?

No estado de São Paulo é possível ingressar em Curso Profissionalizante de Escolas Técnicas Estaduais do Instituto Paula Souza através de Prova Vestibulinho, a instituição oferece quatro modalidades de Ensino Profissionalizante Educação a Distância (cursos de curta duração que não precisa de Prova Vestibulinho), Cursos Subsequênciais (destinado a quem já concluiu o ensino médio), Cursos Técnicos ( para alunos que vão ingressar a partir do primeiro ano do ensino médio em formação profissionalizante) e Cursos de Formação Concomitante ( para o aluno que deseja ingressar a partir do segundo ano do ensino médio em cursos de formação profissionalizante, em horário alternado a educação de nível básico). 

cursos profissionalizantes

O Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) do Governo Federal, atende todos os estados brasileiros, oferece como opção de ingresso no Ensino Técnico Cursos Subsequenciais (destinados aos candidatos que já concluíram a etapa de educação básica Ensino Médio), para ingressar nos Cursos Subsequenciais do PRONATEC o candidato poderá utilizar a Prova de Avaliação do Ensino Médio (ENEM), escolher uma bolsa de estudos ou ingresso em curso profissionalizante sem a necessidade de concurso ou exame admissional da instituição. 

O Programa PRONATEC Voluntário utiliza de Sistema SISUTEC, sistema criado para oferta de vagas do PRONATEC, além das vagas destinadas aos concluintes do Ensino Médio através do SISUTEC é possível escolher um curso de Formação Inicial Continuada (formação profissionalizante junto com etapas da educação básica EJA) ou Curso Profissionalizante Livre. 

São muitas as ofertas de vagas criadas a partir das necessidades do mercado por diversos tipos de instituições Agências de Emprego e Organizações Sem Fins Lucrativos que oferecem oportunidade de qualificação através do PRONATEC Voluntário.

Cursos Profissionalizantes  

Para os candidatos que desejam seguir carreira na área de enfermagem é necessário ter completado 18 (dezoito) anos, na maioria das instituições os Cursos de Enfermagem são ofertados apenas na Modalidade Subsequencial para os candidatos que já concluíram o Ensino Médio. 

O Curso de Nutrição oferecido nas Escolas Técnicas Estaduais do Instituto Paula Souza são oportunidades para os candidatos que desejam ingressar a partir do primeiro ano do Ensino Médio e optar pela formação técnica profissionalizante, são oferecidos por instituições renomadas como Fundação Getúlio Vargas (FGV) para ingresso no Curso de Nutrição FGV é necessário fazer o Vestibulinho. 

O Programa de Acesso ao Ensino Técnico Profissionalizante também oferece vagas para candidatos em diversas áreas como design, fotografia e administração, em cursos como Fotografia, Paisagismo, Técnico de Departamento Pessoal e outros. 

Instituições Com Vagas Abertas

  • CEP Escola Técnica Planaltina: O Centro de Educação Profissional Escola Técnica de Saúde Planaltina está com Inscrições Abertas até o dia 02 de dezembro deste ano de 2019, para Cursos Profissionalizantes da Área da Saúde (Técnico de Análises Clínicas, Técnico de Enfermagem, Técnico de Nutrição e Dietética, Técnico de Saúde Bucal e Técnico de Segurança do Trabalho) e Cursos da Modalidade EAD ( Técnico de Informática, Técnico de Secretário Escolar e Técnico de Registro e Informações de Saúde),os cursos estão distribuídos em horário matutino, vespertino e noturno. 

As vagas serão preenchidas após sorteio, será reservada 20% das vagas para candidatos com deficiência comprovada, as inscrições devem ser feitas no site do Centro de Educação Profissional Escola Técnica Planaltina [ www.educacao.df.gov.br] até o dia 02 de dezembro de 2019.

Acesse AQUI para conhecer mais sobre os cursos ofertados e como fazer sua inscrição.

  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial: O SENAC oferece Bolsas de Estudos para cursos profissionalizantes através do Programa SENAC Gratuidade (PSG), para participar do programa o candidato deve ter renda familiar de no máximo 2 Salários Mínimos e preencher ficha de inscrição na Página PSG do site SENAC do seu estado. 

No estado de São Paulo o Programa SENAC Gratuidade (PSG) oferece Bolsas de Estudos para cursos profissionalizantes de Oficina DJ (SENAC Araraquara), Podologia Esportiva e Geriátrica (SENAC Araraquara), Reiki nível 3 e Podologia Esportiva (SENAC Catanduva), Atendimento ao Cliente ( Francisco Matarazzo), Curso Técnico em Podologia ( SENAC Limeira), Podologia Geriátrica e Quick Massage (SENAC Mogi Guaçi) para saber todos os cursos e bolsas oferecidos pelo SENAC entre na página Bolsas de Estudos do site do seu estado.

  • Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego: Os candidatos que desejam participar de Cursos Profissionalizantes oferecidos pelo PRONATEC devem fazer inscrição no site SISTEC [ www.sistec.mec.gov.br], após preenchimento da ficha de inscrição e confirmação da bolsa o candidato deverá efetivar matrícula na instituição de ensino. 

Os candidatos que optarem pela modalidade subsequencial e utilizarem a nota do ENEM para concorrer as bolsas de estudos, deverão aguardar período de inscrição para 2020 após realização do exame, além do SISTEC os candidatos que fizerem a Prova ENEM também poderão optar por cursos subsequenciais através do Sistema de Seleção Unificada SISU [ www.sisu.mec.br], os candidatos somente poderão optar por uma Bolsa de Estudos em Cursos Superior ou Subsequencial de Formação Técnica.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *