Desidratação e o Funcionamento do Seu Cérebro: Entenda Esta Relação

Você tem memória fraca ou acha difícil se concentrar no trabalho ou nos estudos? Se a resposta a essas perguntas forem positivas, é porque provavelmente você está desidratado. 

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A água

A água compõe cerca de 75% do nosso corpo e é algo que muitas pessoas tendem a negligenciar, levando a diversos problemas de saúde. 

E, pior, uma parte da população sofre de desidratação crônica, que não apenas afeta a saúde, mas também o funcionamento do cérebro. 

Porém, com um bom bebedouro ou purificador de água, beber água limpa e doce não é problema. E, antes de escolher um dispositivo desse, verifique o preço, a marca e os recursos para obter uma boa relação custo/benefício. 

Agora, confira a seguir a relação entre o funcionamento do cérebro e os efeitos da desidratação no órgão.

Como a desidratação afeta seu cérebro?

Seu corpo usa a água para desempenhar diversas funções, incluindo: regular a temperatura do corpo, lubrificar as articulações, proteger os órgãos, liberar resíduos, transportar nutrientes e oxigênio para as células e dissolver minerais e nutrientes. 

Se você não reabastecer o suprimento de água do seu corpo bebendo bastante líquido e ficar desidratado, seu corpo será incapaz de desempenhar suas funções normais, incluindo atenção e memória. 

A desidratação afeta os níveis de sódio e eletrólitos no corpo, o que também tem sido associado a alterações cognitivas.

Aqui estão os principais benefícios de um cérebro hidratado

Concentração aprimorada 

Nossos cérebros são os primeiros a sentir os efeitos da desidratação e isso se manifesta por uma perda de concentração. 

Manter-se adequadamente hidratado permite que o cérebro fique alerta para que possamos manter nossa atenção e foco.

Humor equilibrado

Estudos identificaram uma ligação entre desidratação e distúrbios de humor. A água potável aumenta a temperatura do cérebro e se livra de toxinas e células mortas. Também mantém as células ativas e equilibra os processos químicos no cérebro, ajudando a regular o estresse e a ansiedade.

Função de memória sustentada 

Quando nosso cérebro está desidratado, fica mais difícil memorizar coisas, inferir informações, tirar conclusões e criar memórias de longo prazo. 

Como é necessária apenas uma desidratação leve para causar efeitos adversos na memória de curto prazo, é importante beber bastante água diariamente para manter a função de memória.

Melhor sono

A água aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que aumenta a oxigenação e acalma o cérebro, ajudando-nos a ter uma noite de sono mais tranquila.

Prevenção e alívio de dores de cabeça 

A desidratação também provoca dores de cabeça e enxaquecas em muitos indivíduos e vários estudos mostraram que a água pode prevenir ou aliviar certos tipos de dores de cabeça em pessoas desidratadas.

Como você verifica se está desidratado?

Seu corpo luta para manter a temperatura normal, remover os resíduos e manter os órgãos protegidos, desencadeando uma série de sintomas. Alguns dos mais comuns da desidratação são sede, boca seca, olhos secos, pele seca, dores de cabeça, queda de açúcar no sangue, irritabilidade e tontura. 

Por isso, certifique-se de beber água mesmo que não tenha sede. A sede simboliza que seu corpo já está desidratado em grande parte. No entanto, verifique se a água que você bebe é pura e livre de contaminantes. 

E, sempre, sempre carregue uma garrafa de água com você quando sair para trabalhar, estudar, praticar exercícios… A sua saúde e o seu cérebro agradecem.

Considerações finais

A água é importante para muitas funções do seu corpo, incluindo o desempenho do seu cérebro. Sem água suficiente, você pode perder a concentração e terá dificuldade em lembrar as coisas. Você pode até ter dores de cabeça e enxaquecas. 

Para evitar que essas coisas aconteçam, beba o máximo de água possível. Isso não apenas melhora a saúde da sua pele, mas também garante que você permaneça energizado e atento o tempo todo. Lembre-se de que a água é importante para todas as células, tecidos e órgãos do seu corpo.

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