Dicas de marketing digital para captação de leads

Certamente você já ouviu falar que toda empresa precisa investir na captação de leads para o seu negócio, sendo essa uma estratégia para ampliar a sua carteira de clientes.

Essa é, sem dúvida, uma afirmação verdadeira, que faz com que o seu negócio possa captar novos contatos e transformá-los em clientes fiéis da sua empresa.

Os leads representam os potenciais consumidores dos produtos oferecidos no seu estabelecimento, que em algum momento tiveram contato com diferentes estratégias de marketing do seu negócio.

O conteúdo disponibilizado pela sua empresa deve ser suficientemente atrativo para que uma pessoa deixe um dos seus dados de contato, como um modo de obter um benefício ou receber mais informações sobre seu negócio.

Dicas de marketing digital para captação de leads

Todo esse processo pode começar de uma maneira bastante simples, durante uma pesquisa na internet.

Assim, se um potencial cliente está buscando por pedras para jardim onde comprar, e durante essa pesquisa ele encontra o seu site, que oferece não apenas as pedras, mas também informações sobre os diferentes tipos, certamente isso chamará a sua atenção.

Por isso, você pode oferecer um material a respeito do assunto, de modo que essa pessoa preencherá um pequeno formulário para obtê-lo e, nesse processo, você conquistou um novo lead.

Assim como essa, há outras maneiras bastante interessantes de captar novos leads para o seu negócio. Elas serão abordadas neste artigo, com o intuito de ajudá-lo nesse processo.

Como o marketing digital pode ajudar na captação de leads?

O marketing digital é uma realidade presente na estratégia de várias empresas, que encontram na internet meios interessantes de expandir o seu negócio.

Você pode conquistar mais espaço para a sua marca quando opta por ampliar o seu horizonte de atuação também no mundo virtual.

As empresas que optam por permanecer apenas na esfera física de negócios, certamente, estão perdendo um grande número de clientes.

As táticas de promoção de uma empresa na internet são muito mais conhecidas hoje, de modo que todo o processo se torna bastante fácil e simples.

Nesse sentido, o marketing digital oferece soluções interessantes para fazer com que sua empresa ganhe destaque e, assim, alcance um maior número de leads rapidamente, tais como:

  • Site da empresa;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Oferecimento de materiais;
  • Pesquisas e formulários;
  • Mídias sociais.

Captando leads por meio do seu site

Ter um site é essencial para fazer com que seus clientes cheguem até a sua empresa na internet.

Isso, porque quando um cliente busca por um balancim manual, por exemplo, ele, certamente, vai procurá-lo primeiro na internet, para ter uma ideia de quais estabelecimentos oferecem o produto.

Assim, ao encontrar o seu site, o cliente vai acessá-lo para conhecer mais a sua empresa e obter mais informações sobre o produto que ele precisa.

Se a sua apresentação for boa, oferecendo dados importantes sobre o que ele está procurando, certamente ele se interessará em efetuar compras com você. 

Desse modo, você pode disponibilizar um campo para que o visitante possa inserir seu endereço de e-mail, para receber atualizações e promoções diretamente em sua caixa de entrada.

Esse é um dos meios de captação de leads mais comuns, aumentando a sua lista de contatos rapidamente.

O Marketing de Conteúdo e sua importância

Quando você tem dúvida sobre um determinado assunto, o primeiro local que ocorre para realizar essa pesquisa é a internet.

O primeiro motivo principal para isso, é a facilidade em acessar qualquer tipo de conteúdo diretamente pelo seu celular, por exemplo.

Se você está em uma loja física, mas quer saber se o reator de lâmpada fluorescente que você encontrou vai atender a sua demanda, é possível consultar as especificações técnicas e utilizações em um blog especializado em informações elétricas.

Outro bom motivo é a dinâmica desse tipo de pesquisa, já que você pode mudar de página em poucos segundos, caso aquele conteúdo não responda a sua dúvida.

Essa é a importância do marketing de conteúdo: oferecer a possíveis clientes informações relevantes sobre um assunto, fazendo com que eles adquiram conhecimento, ao mesmo tempo em que conhecem a sua empresa.

Isso é essencial, porque o comportamento de um consumidor e a sua escolha definitiva pela compra passa por várias etapas, que vão desde conhecer mais sobre a empresa até coletar depoimentos sobre os serviços daquele local.

Por isso, informar seus clientes por meio de materiais de qualidade, faz com que, paralelamente, você consiga aumentar a visibilidade do seu negócio, trilhando o caminho certo.

Dessa forma, o Marketing de Conteúdo possibilita o fortalecimento e o crescimento de uma marca, aumentando as suas vendas e fidelizando os seus clientes.

Oferecer materiais para conseguir mais leads

Uma das estratégias para conquistar cada vez mais clientes é oferecer benefícios para eles, sendo o principal exemplo disso os famosos e-books, que tratam de maneira mais aprofundada sobre um determinado assunto.

Esse e-book pode ser confeccionado abordando temas relacionados ao seu segmento de atuação.

Se você trabalha com locação de máquinas pesadas para obras, pode ser interessante desenvolver um material mais completo sobre alguns processos envolvidos no setor, como a demolição de estruturas ou a contenção de taludes, por exemplo.

Assuntos direcionados sobre a sua área de atuação tendem a ser de grande importância para os seus clientes, já que eles podem achar seu negócio mais facilmente ao realizar uma pesquisa na internet e encontrar seu link oferecendo esse material.

Desse modo, o lead é captado diretamente na sua página, onde o visitante insere o endereço de e-mail no campo destinado para isso, e visualiza uma mensagem confirmando o envio do material para a sua caixa de entrada.

Outro modo interessante de disponibilizar materiais relevantes ao seu público pode ser por meio de webinars.

Nesse caso, você pode tratar de um tema interessante para o público-alvo do seu negócio.

Assim, se você trabalha com materiais de construção, pode realizar um webinar falando sobre os principais materiais utilizados nas obras, tal como tijolos, cimento, bloco de concreto estrutural, vigas, etc.

Também pode ser interessante abordar em quais momentos eles são aplicados, agregando maior conhecimento para os espectadores.

A captação de lead, nesse formato, acontece no momento da inscrição. Por isso, você deve promover em seu site ou redes sociais a data e horário da ocasião, disponibilizando um link para cadastro.

Os leads captados por pesquisas e formulários

As pesquisas são ótimas maneiras de entender mais sobre os seus clientes e seus hábitos de compra e consumo.

Você pode disponibilizar em seu site uma pequena enquete, quiz ou outros formatos de perguntas que facilitem a interação do seu público.

É possível estimular a participação das pessoas com oferecimento de descontos ou brindes, já que um formulário preenchido pode ser utilizado como uma maneira para entender mais sobre os gostos dos seus clientes.

Desse modo, após concluir o questionário, o cliente insere o seu endereço de e-mail e recebe um contato da empresa, comunicando-se com ele para entregar aquilo que foi prometido.

Então, se você está ampliando o seu comércio varejista de ferramentas e acessórios, pode aplicar esse formato para entender quais são os materiais que os clientes possuem dificuldades em encontrar, para que você possa inseri-los no seu estoque.

Depois de coletar esses dados e suprir essa demanda, você pode enviar um e-mail comunicando ao cliente que incluiu no seu catálogo diferentes tamanhos de broca para porcelanato, que ele havia mencionado nas respostas da pesquisa.

Assim, captando o lead no momento do questionário, você pode realizar o primeiro contato com seu público, estimulando a compra e aumentando seus resultados.

As mídias sociais para captação de leads

Grande parte da interação de uma empresa com seus clientes se dá pelos perfis das redes sociais.

Essas plataformas oferecem diversas ferramentas que possibilitam que seu público-alvo encontre o seu negócio e possa interagir de maneira interessante com ele.

Você pode, por exemplo, criar um anúncio oferecendo produtos do seu catálogo, como uma mangueira de polietileno, utilizando a publicidade patrocinada da rede.

Ou também pode inserir links que abordem diferentes assuntos relacionados ao seu negócio, levando seu público diretamente para o site da sua empresa.

Ademais, pode se comunicar com seus seguidores por meio dos comentários ou do chat, prestando um atendimento mais direcionado.

Ao realizar uma postagem abordando a importância da manutenção do motor para porta de enrolar, é possível que alguns clientes possuam dúvidas e desejem saná-las, enviando perguntas para você.

Ou também pode ocorrer de um seguidor querer realizar a compra diretamente pela plataforma, o que faz com que aquele contato se torne um cliente efetivo.

Essas maneiras de captar leads podem ser muito eficazes para gerar mais resultados para o seu negócio.

Afinal, elas permitem coletar um grande número de contatos, criando uma base de leads para a sua empresa.

Você pode trabalhar essa lista, nutrindo os seus leads e prestando um bom atendimento, fazendo com que esses interessados se tornem clientes do seu negócio e, consequentemente, aumentando o faturamento da sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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