Dinheiro e Viagens: Informações Importantes Que Você Precisa Saber

Todo mundo adora viajar. É difícil encontrar quem não goste, não é verdade? Porém, para que isso aconteça da melhor maneira possível, é preciso um certo nível de organização e planejamento, além claro, de dinheiro. 

Afinal, como é que você vai comprar e pagar as coisas quando viajar?

dinheiro para viagens

Sendo assim, para te ajudar na sua próxima viagem, nós separamos neste artigo algumas informações realmente importantes a respeito do dinheiro!

Portanto, se você quer ter uma viagem incrível, dentro da sua realidade e sem passar por “perrengues financeiros”, continue acompanhando a leitura para ficar por dentro de tudo. Esperamos ajudá-lo (a).

Dinheiro e viagens

Destino e programação

Vamos começar pelo destino. Para onde você pretende ir? É um destino nacional ou internacional? Além disso, quantos dias você pretende ficar nele e o que gostaria de fazer?

Essas são as primeiras perguntas que você deve responder.

Por exemplo, se você for para um destino no exterior, você precisará de mais dinheiro. O mesmo vale para a quantidade de dias – quanto mais dias ficar, mais dinheiro precisará. 

Por isso, avalie bem essas questões para fazer uma viagem que caiba no seu orçamento. E isso nos leva diretamente ao segundo ponto.

Orçamento

Após definir o destino que irá, assim como a programação que pretende fazer, é hora de levantar o orçamento necessário para a sua viagem.

Você já tem dinheiro suficiente para poder viajar? Ou precisará juntar uma certa quantia?

De repente, ficar 15 dias no destino não caiba em seu orçamento. Agora e se você ficar 9-10 dias? Será que não vale a pena?

Coloque os números no papel, no celular ou no computador e veja o que compensa mais. 

Talvez reduzir a viagem em alguns dias possa te ajudar em seu orçamento e assim você não irá estourar o seu limite.

Lembre-se: você deve viajar para relaxar, aproveitar, conhecer novas pessoas, comidas diferentes, atrações, etc., e não para se endividar.

Leia também: 5 Lugares para viajar gastando pouco

Pesquisas

Se você quer ter uma viagem tranquila, que dê para aproveitar ao máximo sem acabar com todo o seu dinheiro, você precisa fazer pesquisas. Por exemplo:

  • Quanto dinheiro você precisará para se alimentar diariamente (café, almoço e jantar)?
  • E para se locomover (transporte público, Uber, Táxi, etc.)?
  • Além disso, para visitar atrações e pontos turísticos será necessário comprar ingressos ou bilhetes?

Tenha todas essas questões bem alinhadas. Faça pesquisas na internet e anote todos os valores.

Além do mais, pesquise e compare preços de passagens e de hospedagens. Há diversas opções e os valores podem variar bastante. 

Por isso, um fator chave para você conseguir melhores preços é a antecedência.

pesquisa no computador

Moeda local

Se você vai viajar para outro país, você precisará da moeda local para fazer compras e pagar coisas.

Portanto, antes de fazer as malas e embarcar, é de suma importância que você troque uma certa quantia de dinheiro em uma casa de câmbio.

A dica de ouro aqui é ir comprando aos poucos, isto é, quando as taxas estiverem mais atraentes. Por isso, novamente a antecedência é fundamental.  

Evite comprar tudo de uma vez e evite comprar a moeda local em aeroportos, pois as taxas normalmente são mais elevadas e dificilmente você fará um bom negócio.

Além disso, é interessante que você leve outro meio para realizar pagamentos, como um cartão de crédito ou um cartão pré-pago internacional.

Nunca dependa apenas de uma forma. Tenha pelo menos duas.

Roteiro

Você sabia que se você montar um roteiro adequado, realista e estratégico, você consegue economizar tempo e dinheiro em sua viagem? 

Pois é! Por isso, procure montar um roteiro que você consiga seguir e veja se há atrações, pontos turísticos e lugares que são próximos um do outro.

Assim, você pode aproveitar mais lugares em um dia e evitar, por exemplo, de ficar gastando para se locomover. Dependendo da proximidade, você pode ir a pé ou apenas pegar um ônibus ou um Uber.

Portanto, veja as localizações dos lugares que você pretende ir e avalie se dá para aproveitá-los no mesmo dia. Por exemplo, um de manhã, um à tarde e um à noite.

Além disso, ainda tratando-se do roteiro, coloque o que você considera prioridade para conhecer primeiro. Você não precisa sair “correndo” para conhecer o máximo de coisas que puder. 

Se algo for “secundário” e você não conseguir conhecer, tudo bem, faz parte. Agora imagine se isso acontece com algo que você queria muito conhecer? Seria frustrante, não é mesmo? Por isso, seja inteligente ao fazer o seu roteiro. 

Dicas de economia

Para finalizar, separamos a seguir algumas dicas realmente úteis que vão te ajudar a economizar em sua viagem. Veja!

  • Estabeleça um orçamento diário, isto é, um valor limite para gastar por dia;
  • Dê preferência a países com menor custo de vida;
  • Viaje durante a baixa temporada;
  • Veja hospedagens alternativas, como hostels e Airbnb;
  • Utilize programas de milhas aéreas;
  • Use o transporte público do destino (desde que seja bom e seguro);
  • Descubra os dias/horários que atrações são gratuitas para visitar (geralmente há algum dia da semana em que você não precisa pagar);
  • Seja esperto com as refeições. Evite comer sempre perto de atrações turísticas;
  • Leve snacks, frutas e uma garrafinha de água em sua mochila sempre que for sair; 
  • Negocie quando for fazer compras. Veja se há descontos ou algum outro tipo de vantagem;
  • E evite comprar lembrancinhas para todo mundo.

Dessa forma, levando em conta as informações apresentadas neste artigo, assim como as dicas acima, com certeza a sua viagem será muito mais bem organizada e preparada em relação ao dinheiro!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *