Entenda a Importância de Aprender Inglês na Infância
CONTEÚDO
O inglês é uma das línguas mais faladas do mundo, assim como o mandarim e o espanhol.
Portanto, é muito importante e útil que as crianças aprendam este idioma como parte de seu desenvolvimento, aprendizado e projetos futuros.
Confira a seguir os principais benefícios de aprender inglês para as crianças.
Principais benefícios de aprender inglês para crianças
O aprendizado de um segundo idioma durante a primeira infância (até os 5 anos de idade) gera diversos benefícios para os pequenos como:
- Melhor capacidade de comunicação;
- Maior desenvolvimento cognitivo;
- Melhoria na velocidade mental;
- Melhoria na concentração e atenção seletiva;
- Melhoria nas habilidades de resolução de problemas;
- Ajuda a programar os circuitos cerebrais da criança;
- Os faz entender que existem outras culturas no mundo;
- A mente se torna mais flexível e criativa.
Nada mal, não é verdade? E para reforçar estas e outras questões, explicaremos a partir de agora (e com mais detalhes) como o aprendizado do idioma inglês pode ajudar e melhorar a vida dos pequenos!
Maior facilidade de aprendizado
Quanto menor a criança começar a estudar inglês, mais benefícios ela terá em sua vida. Ao contrário do que acontece se o aprendizado for realizado em idades mais avançadas.
Isso ocorre porque, quando crianças, aprendemos a linguagem inata, não precisamos fazer um esforço voluntário para aprendê-la, mas a adquirimos à medida que nossa estrutura cerebral se desenvolve.
E o mais importante, conseguiremos que a criança seja bilíngue no futuro. Entre 0 e 4 anos, as crianças geram mais conexões neurais. E é nesse período que o cérebro é formado (funcionando como uma “esponja”), ou seja, possui maior capacidade de absorver e assimilar informações e conhecimentos de maneira mais rápida e fácil.
Por isso, é o momento perfeito para alimentá-la com informações e estímulos linguísticos! Quando o aprendizado do inglês ocorre em idades mais avançadas, a aquisição de conhecimento é mais lenta e difícil.
Ao aprender inglês, as crianças armazenam informações na mesma área do cérebro, enquanto os adultos precisam de duas áreas neuronais diferentes, o que dificulta o processo de aprendizado .
Acesso a um mundo globalizado
Outro benefício importante é que a criança terá acesso a duas culturas diferentes, para que sua educação e desenvolvimento intelectual sejam enriquecidos e tenha a mente mais aberta em relação ao mundo e aos relacionamentos com os outros.
Isso fará com que a criança aceite e se interesse por outras culturas e modos de vida diferentes dos seus.
Sendo assim, é possível se comunicar com pessoas de outras nacionalidades, alimentar a cultura e desenvolvimento pessoal e claro, ter acesso a um mundo globalizado.
Influência positivo na saúde mental
As crianças que começam a aprender inglês desde cedo desenvolvem seus cérebros de modo que terão uma maior capacidade de concentração, melhoria da atenção e memória, maior agilidade e capacidade de resolução de problemas, possibilidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo de forma eficaz e poderão fazer mais conexões entre diferentes conceitos.
Perda de vergonha
As crianças quando são muito novas não têm vergonha de nada, então começam a falar e praticar inglês sem medo de cometer erros ou o que os outros pensam, ganhando confiança e autoconfiança para o futuro.
Por isso, é importante que as crianças comecem a aprender inglês antes que o sentimento de vergonha se desenvolva neles e retarde o processo de aprendizado do idioma.
Mais chances de empregabilidade
Por fim, se a criança começar a aprender inglês desde cedo, aumentará suas chances de conseguir um emprego tão desejado quando adulto.
O fato de ser bilíngue ou ter um domínio muito bom do inglês são habilidades que as empresas procuram e valorizam muito nos dias de hoje. Portanto, seja seu filho/filha estudante de um colégio público ou de uma escola infantil particular, incentive-o sempre a estudar inglês e caso enfrente dificuldades e até mesmo falta de motivação, ajude-o e, se necessário, procure por uma escola de idiomas para que ele possa fazer aulas específicas e assim aprender, de fato, o idioma inglês!