Gestão de pessoas: Importância das relações interpessoais

O brasileiro passa em média 43,5 horas no ambiente de trabalho durante a semana, e independente do tamanho da empresa, precisa se relacionar com diferentes perfis de pessoas. Por esse motivo é que a área de gestão de pessoas precisa ser bem trabalhada para que as relações interpessoais na empresa possa contribuir no funcionamento da corporação.

É fato que convivências ruins podem comprometer todo o trabalho de uma equipe, e consequentemente, trazer transtornos no futuro para o seu negócio.

Dessa maneira, prezar pelas relações interpessoais da sua empresa, para melhorar a qualidade de vida dos funcionários é a estratégia que você deve adotar na área de gestão de pessoas para ter um ambiente de trabalho saudável, além de aumentar a produtividade dos seus funcionários.

Quer saber mais sobre os benefícios e de como propiciar uma convivência melhor entre os seus colaboradores? Continue lendo o artigo e saiba mais sobre:

  • Importância de manter boas relações interpessoais na sua empresa

  • Como construir um ambiente saudável de trabalho?

gestao de pessoas

Qual a importância de manter boas relações interpessoais na sua empresa?

Se você ainda tem dúvidas de como as relações interpessoais pode ser o seu grande aliado para o sucesso da sua empresa, elencamos os quatro principais benefícios para você adotar agora mesmo a estratégia de gestão de pessoas para melhorar a convivência no seu negócio:

  1. Um ambiente saudável estimula a produtividade

Como dissemos anteriormente, passamos boa parte do tempo dentro da empresa, compartilhando o mesmo espaço físico, tarefas e até mesmo projetos. Por esse motivo que ter um bom relacionamento com as pessoas ao redor gera bem-estar, o que estimula a produtividade de cada um e da equipe como um todo.

Uma micro ou pequena empresa, tem mais facilidade de gerar interação boa e agradável entre os funcionários e até mesmo com os chefes. A gestão de pessoas nesse caso precisa focar no respeito e aceitação de funcionários que trabalham direta e indiretamente, construindo um ambiente de trabalho saudável.

  1. A união de pessoas gera colaboração

O nível de cooperação entre colegas que trabalham diretamente aumentam quando o convívio é bom. De colegas, passam a ser colaboradores um do outro, fazendo com que assim, o trabalho seja mais eficaz.

Uma equipe unida consegue solucionar problemas mais rápido, gerar melhores resultados, além de reduzir a ociosidade. O que consequentemente alavanca a qualidade dos serviços prestados pela sua empresa.

  1. Conflitos internos reduzidos

Onde existe uma relação, sempre vai ter conflito. Mas, em um ambiente saudável, problemas nesse sentido são reduzidos.

Pense que em um ambiente onde sempre existem conflitos, eles se transformam em algo pessoal, para enfraquecer o próximo, o que resulta em desvalorização do trabalho e críticas destrutivas.

Mas, em um ambiente de boa convivência, assim que surge um conflito, o resultado é diferente: os envolvidos falam sobre o problema e todos voltam seus esforços para solucionar o problema da melhor forma.

E é aqui que a gestão de pessoas tem papel fundamental, para conseguir administrar esses problemas e achar a melhor solução, sem prejudicar nenhum funcionário, muito menos a empresa.

  1. Prezar pela saúde emocional dos colaboradores

Toda empresa trabalha com prazos e é natural que gere algumas pressões nos funcionários para melhorar a entrega e consequentemente os resultados. Mas se o ambiente de trabalho não é favorável, piora a saúde emocional dos colaboradores, o que afeta a produtividade e pode causar até mesmo desgastes físicos.

Por isso que é fundamental manter um ambiente de trabalho com boas relações interpessoais, para que quando ocorra essas pressões, os funcionários se ajudem e não sobrecarregar ninguém – tanto emocionalmente, como fisicamente.

Como construir um ambiente saudável de trabalho?

Agora que você já entendeu porque é importante prezar pelas relações interpessoais da sua empresa, saiba como você pode promover um ambiente saudável para melhorar a qualidade de vida e a produtividade dos seus colaboradores.

Passo 1: Defina claramente os objetivos da empresa

As metas de uma empresa estão acima das metas pessoais dos seus colaboradores. Por isso, é importante deixar claro o que deve ser cumprido e qual o papel de cada um dentro da equipe e da empresa como um todo.

Definindo isso, todos vão pensar e agir em prol da empresa, focando sempre no sucesso da entrega e desempenho no trabalho.

Passo 2: Crie políticas de bom relacionamento

Evite promover competição dentro de uma mesma equipe, foque na cooperação, porque gera resultados muito mais efetivos e afetivos. Faça um teste e veja que promover uma convivência harmônica, onde todos se ajudam, as relações interpessoais melhoram e as habilidades de cada um são mais exploradas e bem desenvolvidas.

Passo 3: Estimule a integração da equipe

Colocar o seu pessoal em um local diferente do ambiente de trabalho para estimular ainda mais a integração entre eles. Para fazer isso, marque um almoço, um happy hour ou faça um coffee break em um espaço descontraído para que o pessoal possa ter um momento de qualidade e diversão.

Você pode estipular pelo menos uma vez no mês para reunir todos da sua empresa e também escolher datas comemorativas, bem como celebrar conquistas de uma equipe.

Passo 4: Solucione conflitos o mais rápido possível

Surgiu algum conflito ou problema entre seus funcionários? Não deixe o circo pegar fogo e solucione logo o problema. Puxe individualmente cada um e descubra o que houve para tomar as medidas necessárias.

Quanto mais você enrola para tomar alguma postura e acalmar os ânimos, mais o ambiente ficará tenso. E isso é a última coisa que você quer. Por isso, preze pela estabilidade da sua empresa e solucione os conflitos o mais rápido possível.

Mas lembre-se de agir com cautela, não tomar partido e ter bom senso na busca de uma solução justa. Assim, você evita ressentimentos e consegue conter essas e outras situações de crise – que sempre vão existir.

Gostou das nossas dicas de gestão de pessoas? Comente o que você achou nos comentários.

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