Quais as menores notas de corte das universidades brasileiras?

 

notas de corte do enem

Passado o Enem, você deve estar preocupado agora se a sua nota é suficiente para entrar em alguma universidade pública, ou até mesmo para conseguir uma bolsa de estudo em Universidade, ou um financiamento para estudar em uma instituição particular. As menores notas de corte do Enem variam de ano para ano em cada universidade. Elas são a pontuação mínima necessária para conseguir uma vaga, uma bolsa ou um financiamento no Sisu, no Prouni e no FIES.

Esses três programas do Enem possuem notas de corte distintas, mas com possibilidades que começam na pontuação mínima de 500. O Sisu, o Prouni e o FIES atraem cada vez mais pessoas, porque por meio deles é possível que estudantes do Brasil inteiro possam tentar ingressar em universidades de qualquer canto do país.  

Mesmo que as notas de corte desses programas mudem de ano para ano, é importante saber quais foram as pontuações mínimas dos anos anteriores. Isso serve para que você tenha uma base de quais cursos são possíveis de se entrar com a nota que você conseguiu no Enem e em quais cidades é possível estudar. 

Confira no nosso texto a seguir as menores notas de corte do Sisu, Prouni e FIES divulgadas pelo MEC e acessadas pelo simulador do Sisu

Menores notas de corte no Sisu

Entre os três principais programas do Enem o Sisu é o mais concorrido. O Sistema de Seleção Unificada é o sistema no qual as pessoas que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio se inscrevam para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino, sejam elas de ampla concorrência ou as destinadas à Lei de Cotas. Legalmente, 50% das vagas são destinadas aos cotistas. 

Os requisitos para alguém conseguir uma vaga pelo Sisu são: não ter zerado a redação do Enem e ter tirado ao menos 450 pontos nas provas gerais. As inscrições para o Sisu são abertas duas vezes ao ano e tudo é feito de forma online ao longo de três dias.

Selecionamos abaixo as menores notas de corte entre os cursos mais disputados por quem deseja entrar na universidade, como Medicina, Administração e Direito, e qual instituição teve a menor pontuação para entrada. 

  • Administração – 570,33 – (IFPI)
  • Arquitetura e Urbanismo  – 688,20 – (Unifap)
  • Biologia – 672,67 – (UFSM)
  • Ciências da Computação – 600,42 – (IF Baiano) 
  • Ciências Contábeis – 581,79 – (UEMS)
  • Direito – 678,81 – (UESPI)
  • Educação Física – 561,94 – (UNEMAT)
  • Enfermagem – 649, 36 – (UESPI)
  • Engenharia Civil – 652,75 – (IFS)
  • Fisioterapia – 668,06 – (UFPI)
  • Jornalismo – 626,49 – (UESPI)
  • Medicina – 769,73 -(UFERSA)
  • Nutrição – 660,24 – (UFPI)
  • Odontologia – 719,98 – (UESPI)
  • Psicologia – 678,14 – (UFRR)
  • Publicidade e Propaganda – 651,66 – (UFRB)
  • Relações Internacionais – 681,60 – (Unifap)

Além das universidades com as menores pontuações necessárias para os cursos mais disputados do país, selecionamos também os cursos abaixo, que, em geral, possuem notas de corte menores:

Entre 500 e 550 pontos: Agroecologia, Física, Geografia, Gestão Ambiental, Letras- Português e Inglês, Matemática, Pedagogia, Química,

Entre 550 e 600 pontos: Administração, Agronomia, Computação, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Alimentos, Filosofia, Pedagogia, Sistemas de Informação, Turismo e Zootecnia

Entre 600 e 650 pontos: Artes Visuais, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Design de Moda, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais,

Menores notas de corte no Prouni

Já o Programa Universidade para Todos (Prouni) é o sistema federal de concessão de bolsas de estudos para entrar em universidades particulares. Elas podem ser parciais, de 50%, ou integrais. As menores notas de corte do Prouni são, em geral, inferiores que as do Sisu. Isso garante uma boa oportunidade de acesso ao ensino superior para aqueles que sonham em entrar na universidade, mas não têm os recursos financeiros necessários. 

O programa inclui faculdades particulares do Brasil todo e possui requisitos similares aos do Sisu: é necessário não ter zerado a redação e ter tirado ao menos 450 nas provas gerais. O adicional é que o Prouni avalia também a renda do participante, dependendo da bolsa escolhida. 

As notas de corte selecionadas aqui são as de ampla concorrência. Lembre-se que as notas de cotas são, em geral, um pouco menores. Confira abaixo os cursos que tiveram as menores notas de corte baixas para o Prouni em 2018:

Até 500: Agronegócio, Análise e desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Design, Educação Física, Letras – Português, Serviço Social e Turismo.

Entre 500 e 550: Agroindústria, Alimentos, Arqueologia, Biologia, Engenharia Agronômica, Moda e Odontologia.

Entre 550 e 600: Administração de Empresas, Engenharia Biomédica, Engenharia de Agrimensura e Engenharia de Energia. 

É importante ficar atento à um detalhe: os cursos mais tradicionais e que possuem diversas opções no Brasil todo, como as licenciaturas e cursos de comunicação, têm opções de universidades onde as notas de corte começam em 450. Cursos mais novos e que não ainda não estão na maioria das universidades, como a Engenharia de Energia, têm notas de corte mais altas. 

Menores notas do FIES 

O último programa do Enem é o Financiamento Estudantil (FIES). Com ele, o estudante consegue financiar as mensalidades de uma universidade particular a juros abaixo do mercado. O pagamento desse empréstimo é iniciado somente após o fim do curso. O FIES possui as notas de corte mais baixas entre as três iniciativas, por isso é válido fazer uma simulação nele também. 

Entre 450 e 500: Administração, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia, Licenciaturas em geral, Nutrição, Pedagogia e Psicologia. 

Entre 500 e 550: Odontologia e Medicina Veterinária. 

Ficou com alguma dúvida sobre como funcionam as notas de corte do Enem? Comente no nosso texto que iremos te auxiliar a conquistar a tão sonhada vaga na universidade!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *