Mídias Sociais como ferramenta de marketing: entenda se pode funcionar para o seu negócio

Mídias Sociais como ferramenta de marketing

MÍdias sociais como ferramenta de marketing sem dúvida podem e vão funcionar para o seu negócio, independente de qual seja ele. Isso porque, é por meio delas que você conseguirá se conectar de uma forma mais pessoal e próxima dos seus consumidores, e além disso, conquistar clientes que nunca imaginou que conquistaria.

Como prova, um estudo aponta que o Brasil está em segundo no ranking dos países com o maior número de pessoas conectadas em redes sociais, no mesmo estudo, afirma-se que em média, os brasileiros passam 225 minutos online todos os dias. 

Com esse dados, que outro lugar seria mais fácil atingir tantas pessoas ao mesmo tempo, com baixo custo, e de forma rápida? Certamente o melhor lugar para fazer marketing é através das mídias digitais.  

Entretanto, para alcançar bons resultados com o marketing digital em mídias sociais, é importante seguir alguns passos, fazendo isso, certamente o sucesso será certo. Além disso, caso você leia os passos a seguir e perceba que o seu negócio pode se adequar ao processo, certamente as mídias sociais funcionarão para você.

Definição de persona

A persona é uma pessoa fictícia que representa seu consumidor ideal e para o qual você criará todo o conteúdo de seu marketing. Esse personagem tem nome, idade, interesses dentro e fora do trabalho e várias outras características relevantes para que ela seja a representação mais próxima possível de uma pessoa. 

A primeira coisa a ser decidida é a quantidade de personas a serem criadas para a sua empresa. Muitos profissionais têm a forte tendência de criar um infinidade de personas, com medo e insegurança de não atingir todos os possíveis clientes, entretanto, a ideia é justamente a oposta, criar a menor quantidade de personagens possível. Dessa forma será possível focar suas estratégias de marketing e obter resultados significantes. 

Já dizia Herbert Bayard Swope: “Não existe uma fórmula para o sucesso, mas há uma fórmula infalível para o fracasso: tentar agradar a todos.”

Definindo objetivos

“Se você não sabe para onde vai, todos os caminhos o levarão a lugar nenhum” – Henry Kissinger.

Apenas com essa frase você já deve ter compreendido por qual motivo é necessário definir objetivos antes de dar início a qualquer estratégia. 

Quando você faz marketing nas mídias sociais uma vasta variedade de possibilidade abrem-se para você, dentre elas você pode escolher a que mais se adequa ao seu objetivo, podendo ser: Aumentar o reconhecimento da marca, gerar leads, educar o mercado, gerar autoridade, reduzir custos, aumentar a retenção de clientes, entre outros. 

Além disso, saiba que um ou mais objetivos podem ser escolhidos, basta que você elabore estratégias diferentes e ao mesmo tempo alinhadas para cada um. Bem como, pode escolher objetivos diferentes para cada mídia social que decidir trabalhar. 

Gestão das mídias sociais

Depois de definir sua persona e o seu objetivo é necessário pensar em quem fará a gestão das mídias sociais. Isso porque, de nada adianta elaborar estratégias se elas não forem bem aplicadas. 

Outra detalhe importante que envolve a gestão é a frequência. Frequência de postagens para que o seu negócio seja constantemente lembrado. 

Dessa forma, quando o seu cliente possuir alguma dor relacionada ao seu nicho, certamente por ver o seu perfil com frequência, lembrará do seu negócio como opção para ajudá-lo.

Definindo casais e formatos

Definir o formato que você pretende atingir os seus consumidores é um bom início para conseguir definir quais canais, no caso mídias sociais, utilizará.

Os formatos podem ser imagens, vídeos e textos. Vale ressaltar que dependendo da mídia você pode utilizar um, dois ou três formatos distintos, e a partir disso avaliar qual melhor se adequa a sua clientela. Até porque, é para eles que esse conteúdo é produzido, tenha isso em mente.

Após definir o formato é hora de pensar por qual canal transmitirá esse conteúdo.

“As mídias sociais surgiram primariamente com o propósito de conectar pessoas, mas, devido ao seu alcance e engajamento, acabaram se tornando uma das principais armas do arsenal de marketing das empresas.” (Obrigado pelo marketing, Vitor Peçanha).

Dentre as principais mídias sociais podemos citar: Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube. Outra novidade que pode virar sucesso entre as empresas, o que provavelmente acontecerá em breve, é o TikTok

Independente de qual formato e canal usar é fundamental que sejam feitos e entregues conteúdos de valor, que agreguem algo ao seu cliente. Hoje em dia, com a grande quantidade de concorrência, ser referência significa entregar o melhor produto e conteúdo possível ao seu cliente, fazendo assim que ele crie confiança, intimidade e dê credibilidade ao seu negócio. 

Além disso, nas mídias sociais, não esqueça de interagir e responder com frequência a sua clientela, é através dessas estratégias que seu negócio terá sucesso nas redes.

Por fim, as mídias sociais como ferramenta de marketing podem e devem funcionar para o seu negócio. Hoje pode-se dizer que, a empresa que não se faz presente online é um negócio esquecido e que logo será bypassado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *