O que é uma loja virtual
CONTEÚDO
Criar uma loja Virtual Uma loja virtual nada mais é do que um site que vende algum tipo de produto ou serviço online direto permitindo o pagamento e acompanhamento da entrega pela internet. Hoje em dia, criar uma loja virtual tornou-se uma opção de retorno barata e boa.
As vantagens de criar uma loja virtual
Ao contrário de criar uma loja física, a criação de uma loja virtual tem as seguintes vantagens:
- Participe de uma região maior (todo o Brasil, por exemplo)
- Requer menos investimento
- Pode ser criado rapidamente
- Não necessariamente tem que ser uma empresa (CNPJ)
- A tecnologia de transmissão é fácil de usar
Os desafios de criar uma loja virtual
Apesar dos benefícios mencionados acima, criar uma loja virtual não é necessariamente sinônimo de dinheiro fácil porque:
- A internet é um ambiente agitado
- Baixa diferenciação na maioria dos produtos vendidos
- Tem custos de marketing
Produtos mais vendidos em lojas virtuais
Se você está pensando em criar uma loja virtual, é importante entender mais ou menos como o cenário atual funciona. Isso é para você saber quem são seus concorrentes e estão fazendo um bom trabalho, como se diferenciar. Os principais produtos atualmente vendidos são:
- Roupas, Calçados e Acessórios
- Estética, Perfumaria e Beleza
- Celulares, Computadores e Tecnologia
- Livros e Cursos Digitais
- Móveis, Decoração e Brinquedos
- Multimídia – Filmes – Hinos Evangélicos
Capital estimado para abrir uma loja virtual
A magia da internet é que você não tem custos fixos, nem precisa fazer trabalhos ou pagar luvas para alugar uma propriedade. P Por este motivo, é possível abrir uma primeira loja virtual totalmente gratuita. No entanto, com o crescimento do negócio, existem opções pagas para desenvolver o negócio, aumentando seu escopo e segurança.
As principais lojas virtuais no Brasil
Atualmente, as maiores lojas virtuais do Brasil fazem parte do conjunto de estratégias de vendas dos maiores varejistas do mundo físico. Alguns exemplos são:
- americanas.com
- walmart.com.br
- Política de Privacidade |
- extra.com.br
É sempre interessante ficar de olho nos líderes, pois eles podem criar inovações que criam riscos e oportunidades para sites menores.
Como construir sua loja virtual
Não existe uma maneira única de construir uma loja virtual, pois atualmente existem centenas de produtos e serviços on-line para você criar sua loja, tanto gratuitos quanto pagos. No entanto, em geral, você terá que tomar algumas decisões que sejam as mesmas para todos.
1) Comprando um Domínio
O domínio é o seu endereço de internet. Ele é o famoso nome de sua empresa. Normalmente, o domínio está relacionado à sua marca ou produto. Por exemplo, se no nosso caso, o endereço é luz.vc (porque o nosso nome é LUZ) e não, usamos exellent.com (que seria o nosso produto). Os domínios geralmente são pagos por ano de uso e os principais sites de vendas são:
- registro.br : para compras de domínios brasileiros .com.br
- vai papai: para compras de domínio internacional
2) Definir a plataforma
O próximo passo será definir qual plataforma tecnológica você usará para construir sua loja virtual. Isso dependerá de vários fatores, como o seu capital para investir, a maturidade do seu negócio e o seu tipo de produto. De qualquer forma, vamos listar abaixo algumas boas opções para testar.
- WordPress via Woocommerce : Tanto o WordPress quanto o Woocommerce são gratuitos para começar a usar, mas eles têm extensões e adicionais que podem ser pagas. No entanto, isso não impede que você comece a vender sem gastar nada!
- Wix : Outra opção de criação de site que vem crescendo no Brasil. É mais limitado que o Woocommerce em termos de recursos, mas também é mais fácil de usar. Além disso, não é gratuito, embora seja bastante acessível.
- Loja Integrada: Uma solução brasileira já utilizada por milhares de pequenos e-commerces. É fácil criar e também integrar com outros serviços como métricas, email marketing e muito mais!
- Shop.fy : Uma das grandes plataformas globais, agora tem planos para o Brasil. É uma opção interessante, que também é paga, mas que tem praticamente todos os recursos que você pode querer já estar pronto.
- Magento: Há alguns anos, era o único líder no mercado de comércio eletrônico, mas vem perdendo espaço para novos concorrentes. De qualquer forma, ainda é uma das tecnologias mais seguras e completas do mercado.
- VTEX : Está emergindo como a tecnologia líder mundial, é recomendada para aqueles que já possuem uma loja mais robusta e precisam de algo extra seguro e completo para o seu negócio.
3) Defina a aparência (modelo)
Um ponto que não é necessariamente obrigatório, mas é muito comum é a escolha de um modelo. A maioria das lojas listadas acima oferece como um facilitador modelos prontos da aparência da sua loja virtual. Geralmente, existem modelos gratuitos e pagos para cada um deles. Isso é importante porque será a cara do seu negócio. Outra opção também, quando é uma loja já mais estruturada, é contratar um designer para fazer um layout totalmente personalizado para o seu negócio.
4) Defina o método de pagamento
O meio de pagamento é o intermediário que receberá o dinheiro online e o depositará em sua conta. A maioria das plataformas já tem um parceiro em termos de métodos de pagamento, mas isso não impede que você faça o melhor negócio e também use o método de pagamento de sua escolha. Algumas das principais opções no Brasil são:
- Paypal
- Pagseguro
- Me pague
- Mercado Pago
Cada um tem seus prós e contras que valem outro post, mas por enquanto, sugiro que você entre no site de cada um e confira o que ele tem a oferecer.