O que é uma loja virtual

loja virtual

Criar uma loja Virtual Uma loja virtual nada mais é do que um site que vende algum tipo de produto ou serviço online direto permitindo o pagamento e acompanhamento da entrega pela internet. Hoje em dia, criar uma loja virtual tornou-se uma opção de retorno barata e boa.

As vantagens de criar uma loja virtual

Ao contrário de criar uma loja física, a criação de uma loja virtual tem as seguintes vantagens:

  • Participe de uma região maior (todo o Brasil, por exemplo)
  • Requer menos investimento
  • Pode ser criado rapidamente
  • Não necessariamente tem que ser uma empresa (CNPJ)
  • A tecnologia de transmissão é fácil de usar

Os desafios de criar uma loja virtual

Apesar dos benefícios mencionados acima, criar uma loja virtual não é necessariamente sinônimo de dinheiro fácil porque:

  • A internet é um ambiente agitado
  • Baixa diferenciação na maioria dos produtos vendidos
  • Tem custos de marketing

Produtos mais vendidos em lojas virtuais

Se você está pensando em criar uma loja virtual, é importante entender mais ou menos como o cenário atual funciona. Isso é para você saber quem são seus concorrentes e estão fazendo um bom trabalho, como se diferenciar. Os principais produtos atualmente vendidos são:

  1. Roupas, Calçados e Acessórios
  2. Estética, Perfumaria e Beleza
  3. Celulares, Computadores e Tecnologia
  4. Livros e Cursos Digitais
  5. Móveis, Decoração e Brinquedos
  6.  Multimídia – Filmes – Hinos Evangélicos

Capital estimado para abrir uma loja virtual

A magia da internet é que você não tem custos fixos, nem precisa fazer trabalhos ou pagar luvas para alugar uma propriedade. P Por este motivo, é possível abrir uma primeira loja virtual totalmente gratuita. No entanto, com o crescimento do negócio, existem opções pagas para desenvolver o negócio, aumentando seu escopo e segurança.

As principais lojas virtuais no Brasil

Atualmente, as maiores lojas virtuais do Brasil fazem parte do conjunto de estratégias de vendas dos maiores varejistas do mundo físico. Alguns exemplos são:

  • americanas.com
  • walmart.com.br
  • Política de Privacidade |
  • extra.com.br

É sempre interessante ficar de olho nos líderes, pois eles podem criar inovações que criam riscos e oportunidades para sites menores.

Como construir sua loja virtual

Não existe uma maneira única de construir uma loja virtual, pois atualmente existem centenas de produtos e serviços on-line para você criar sua loja, tanto gratuitos quanto pagos. No entanto, em geral, você terá que tomar algumas decisões que sejam as mesmas para todos.

1) Comprando um Domínio

O domínio é o seu endereço de internet. Ele é o famoso nome de sua empresa. Normalmente, o domínio está relacionado à sua marca ou produto. Por exemplo, se no nosso caso, o endereço é luz.vc (porque o nosso nome é LUZ) e não, usamos exellent.com (que seria o nosso produto). Os domínios geralmente são pagos por ano de uso e os principais sites de vendas são:

  • registro.br : para compras de domínios brasileiros .com.br
  • vai papai: para compras de domínio internacional

2) Definir a plataforma

O próximo passo será definir qual plataforma tecnológica você usará para construir sua loja virtual. Isso dependerá de vários fatores, como o seu capital para investir, a maturidade do seu negócio e o seu tipo de produto. De qualquer forma, vamos listar abaixo algumas boas opções para testar.

  • WordPress via Woocommerce : Tanto o WordPress quanto o Woocommerce são gratuitos para começar a usar, mas eles têm extensões e adicionais que podem ser pagas. No entanto, isso não impede que você comece a vender sem gastar nada!
  • Wix : Outra opção de criação de site que vem crescendo no Brasil. É mais limitado que o Woocommerce em termos de recursos, mas também é mais fácil de usar. Além disso, não é gratuito, embora seja bastante acessível.
  • Loja Integrada: Uma solução brasileira já utilizada por milhares de pequenos e-commerces. É fácil criar e também integrar com outros serviços como métricas, email marketing e muito mais!
  • Shop.fy : Uma das grandes plataformas globais, agora tem planos para o Brasil. É uma opção interessante, que também é paga, mas que tem praticamente todos os recursos que você pode querer já estar pronto.
  • Magento: Há alguns anos, era o único líder no mercado de comércio eletrônico, mas vem perdendo espaço para novos concorrentes. De qualquer forma, ainda é uma das tecnologias mais seguras e completas do mercado.
  • VTEX : Está emergindo como a tecnologia líder mundial, é recomendada para aqueles que já possuem uma loja mais robusta e precisam de algo extra seguro e completo para o seu negócio.

3) Defina a aparência (modelo)

Um ponto que não é necessariamente obrigatório, mas é muito comum é a escolha de um modelo. A maioria das lojas listadas acima oferece como um facilitador modelos prontos da aparência da sua loja virtual. Geralmente, existem modelos gratuitos e pagos para cada um deles. Isso é importante porque será a cara do seu negócio. Outra opção também, quando é uma loja já mais estruturada, é contratar um designer para fazer um layout totalmente personalizado para o seu negócio.

4) Defina o método de pagamento

O meio de pagamento é o intermediário que receberá o dinheiro online e o depositará em sua conta. A maioria das plataformas já tem um parceiro em termos de métodos de pagamento, mas isso não impede que você faça o melhor negócio e também use o método de pagamento de sua escolha. Algumas das principais opções no Brasil são:

  • Paypal
  • Pagseguro
  • Me pague
  • Mercado Pago

Cada um tem seus prós e contras que valem outro post, mas por enquanto, sugiro que você entre no site de cada um e confira o que ele tem a oferecer.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *