O que estudar para ser locutor: entenda os principais cursos na área

locutor

Quem tem o sonho de atuar como locutor online, precisa em primeiro lugar saber o que estudar para ser locutor. Afinal, como qualquer outra profissão, é necessário de preparo e conhecimento para atuar na área.

Para muita gente, pode nem fazer sentido estudar para ser locutor. Afinal, o rádio diminuiu sua popularidade, apesar de manter uma audiência fiel.

No entanto, com a popularização dos podcasts e divulgação de mais programas em áudio pela internet, o papel de um locutor online se transformou. 

Por isso, quem quer aprender a profissão, precisa entender o que estudar para ser locutor. É o seu caso? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Qual a formação superior adequada para ser locutor?

O primeiro passo para preparar o seu conhecimento para trabalhar com locução é na sua formação superior. É importante ter em mente que não é necessário ter uma formação superior para atuar na área, mas o conteúdo aprendido ajuda a ter um melhor desempenho na profissão.

A principal licenciatura entre o que estudar para ser locutor é a de Rádio e TV, claro.

Nela, o profissional aprenderá todo o funcionamento de uma emissora de rádio e estará pronto para atuar profissionalmente nessa área. Dentre as matérias a aprender, ele verá cultura digital e mídia, linguagem radiofônica, formatos, produção independente e muito mais.

Para os mais apressados, existe a possibilidade de fazer um curso técnico que dura apenas 2 anos e é mais focado na prática profissional.

Outro curso superior que ajuda quem quer atuar com locução é o jornalismo. Afinal, é essencial que quem queira ser jornalista precise aprender a linguagem do rádio, especialmente pela sua atualidade, simplicidade e agilidade.

Além disso, grande parte dos trabalhos de locução estão ligados ao jornalismo, por isso a faculdade nessa área abre muitas portas.

Quais outros cursos fazer para quem quer ser locutor?

As licenciaturas acima dão uma base de conhecimento prático e teórico para quem quer fazer da locução uma profissão.

Tanto Rádio e TV, quanto Jornalismo, ajudarão o profissional a ter a base da comunicação de forma sucinta e agradável, que é essencial para um locutor.

No entanto, esse conteúdo é apenas a base no qual uma carreira de locução será construída. Afinal, sempre há o que estudar para ser locutor

O primeiro curso após a formação superior deve ser um profissionalizante de locução. Em um curso do tipo, o profissional aprenderá toda a rotina de um locutor, como treinar a voz, como expor as palavras, como melhorar a dicção e manter a energia de uma transmissão.

É bom buscar por um curso de locução que dê bastante conhecimento técnico sobre como operar uma mesa de áudio e fazer locução para elementos específicos como informes, sequências e propagandas.

Isso porque uma formação desse tipo dará mais ferramentas para que o locutor possa encontrar uma posição profissional e ganhar experiência necessária para alavancar sua carreira.

Além disso, os melhores cursos da área ainda ensinarão termos técnicos e farão exercícios práticos que ajudarão o profissional a pegar o jeito da coisa, o que será muito útil na busca por uma vaga de trabalho.

Mais de o que estudar para ser locutor

O que passamos aqui é uma base normal de formação acadêmica e prática de quem quer ser locutor. Nem todo mundo que atua na área fez cursos assim e nem todo mundo precisa seguir esse caminho.

É apenas um modelo que deixará o locutor com bastante opções profissionais, além de conhecimento para enfrentar qualquer tipo de cenário no ambiente de trabalho.

No entanto, sempre há o que estudar para ser locutor. Quem quer atuar nessa profissão, precisará sempre se atualizar e continuar aprendendo para ter os melhores desempenhos.

Um curso de teatro ou de atuação, por exemplo, é essencial para quem quer ficar mais solto nas suas transmissões ou locuções, além de melhorar o seu alcance vocal e de interpretação.

Já uma formação em dublagem é muito útil para quem quer melhorar a dicção e a sua capacidade de transmitir sentimentos e emoções usando apenas a voz.

Além disso, é importante fazer um curso de marketing para quem pretende atuar de maneira independente na profissão, para poder se destacar no mercado e conseguir novos clientes.

Ferramentas como as redes sociais e o Google são muito úteis para divulgar seu podcast ou arranjar clientes para fazer locução.

Para terminar, pode ser interessante fazer cursos rápidos online para entender sobre as novidades tecnológicas da área, como mexer com mesas de som ou como consertá-las, já que pode ser comum precisar reparar uma delas.

Pronto, agora você já sabe o que estudar para ser locutor. Seguindo essas recomendações, você com certeza se tornará um dos melhores profissionais da área.

No entanto, voltamos a repetir que não é necessário seguir obrigatoriamente cada passo. Você pode começar com um curso técnico na área e depois fazer faculdade, por exemplo. Cada profissional tem o seu caminho.

E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *