Óleo de coco: benefícios e malefícios

O óleo de coco é um alimento controverso. Sua popularidade veio devido aos seus benefícios para a saúde, principalmente sobre o emagrecimento. No entanto, surgiram dúvidas quanto a sua eficácia. Mas, afinal, seu consumo faz bem ou mal?

beneficio oleo de coco para saude

Composto por triglicerídeos de cadeia média, o óleo de coco possui inúmeras propriedades benéficas para o organismo reconhecidas há décadas. Tanto que a fruta é parte importante da dieta de povos no Pacífico e ingrediente fundamental para diversas preparações da medicina Ayurvédica.

Por ser rapidamente absorvido pelo intestino é uma fonte de energia rápida, podendo ser usado antes dos treinos. 

Sua ação termogênica, ou seja, de acelerar o metabolismo basal e consequentemente, queimar mais calorias, o torna um aliado na perda de peso.

Além desses benefícios, o óleo de coco mostrou possuir propriedades antioxidantes, anti-inflamatória e antitrombótica. Dessa forma, previne a formação de trombos e a progressão da aterosclerose, diminuindo a ocorrência de doenças cardiovasculares.

Outros efeitos observados com o consumo do óleo de coco é a diminuição da resistência insulínica, do colesterol LDL e a melhora do sistema imunológico e da absorção de vitaminas lipossolúveis. 

Mas seus benefícios não se resumem aos internos. O óleo de coco se mostra atrativo também quando usado diretamente na pele e nos cabelos, melhorando seu aspecto e hidratação. 

Benefícios do óleo de coco

O óleo de coco é rico em “gorduras do bem”. Dentre as propriedades do óleo de coco, sabe-se que ele é um potente bactericida, antifúngico e antiviral. 

Dessa forma, ele age diretamente na imunidade, aumentando as defesas do organismo.

O consumo de óleo de coco pode prevenir gripes e resfriados, além de diminuir o risco das demais doenças.

Ele também é rico em vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K), efeito anti-inflamatório e anti trombótico. Assim, ajuda no controle do colesterol, aumentando o HDL (colesterol bom) e reduzindo o LDL (colesterol ruim), fato esse que contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Preguiça e falta de energia?  Experimente incluir o óleo de coco na sua refeição. Ele é fonte de energia rápida, gerando disposição tanto para as atividades cotidianas quanto para o seu treino físico.

Como não se acumula em forma de gordura e também acelera o metabolismo, favorece a queima de gordura quando combinado com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios. 

A gordura do coco também proporciona uma maior sensação de saciedade. Desse modo, a compulsão por carboidratos diminui e se consome menos alimentos.

Sua ação tópica também é bastante conhecida. Por conta da sua ação bactericida e anti-inflamatória, pode ajudar na cicatrização de feridas, picadas de insetos, eczemas, dermatites de contato, aliviando a irritação, coceiras e inchaços no local.

Outro beneficiado pelo óleo de coco são os cabelos. Seu uso tópico ajuda a prevenir e tratar danos causados por químicas, como tinturas, e danos térmicos, como calor de chapinhas e secadores, já que funciona como um filme lubrificante ao redor dos fios.

Principais benefícios do óleo de coco:

– Melhora o sistema imunológico

Antioxidante natural

– Ação anti-inflamatória

Ação antiviral, antifúngica e antibacteriana

– Melhorar a absorção de vitaminas lipossolúveis, como vitamina A, D, E, K.

– Auxilia no controle do colesterol, contribui para o aumento do HDL e redução do LDL

– Efeito anti-inflamatório e anti trombótico

– Acelera o metabolismo

– Favorece a queima de gordura 

– Auxilia no emagrecimento

– Ajuda a promover a sensação de saciedade

– Fornece energia rápida

– Ótimo alimento pré-treino

Dr Juliano Pimentel explica mais sobre o benefício de consumir Óleo de Cocô:

Para estes e mais benefícios, inclua o óleo de coco na sua dieta em conjunto com uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

Se você busca praticidade, sem descuidar da saúde, conheça o Óleo De Coco 1000mg em cápsulas Nutriblue.

O suplemento de óleo de coco Nutriblue é um produto 100% natural, extra virgem, extraído da fruta fresca a frio. Dessa forma, proporciona uma melhor absorção e benefícios ao organismo.

A recomendação é que você ingira uma cápsula de óleo de coco Nutriblue, duas vezes ao dia, antes das principais refeições.

Quando não utilizar o óleo de coco?

O óleo de coco é um alimento saudável e rico em nutrientes. Desde que consumido nas quantidades recomendadas, não há contraindicações, com exceção às pessoas alérgicas ao coco.

É importante sempre consultar o seu médico ou nutricionista para que ele possa lhe auxiliar com a quantidade individual necessária diária.

Antes de incluir o óleo de coco na alimentação, certifique-se que ele seja extra virgem, prensado a frio e orgânico. 

Se for utilizá-lo na alimentação, use-o em quantidades moderadas e sempre em substituição aos outros óleos.Para que o óleo de coco traga benefícios, seu consumo deve ser aliado a bons hábitos alimentares e a prática de exercícios.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *