Pretende se mudar? Descubra quanto custa fazer uma mudança

A maioria dos jovens sonha com a hora de sair da casa dos pais e morar sozinho(a). Mas, esse grande passo rumo à liberdade e independência precisa de planejamento! Uma mudança (quase sempre) não é fácil  e requer muita organização. O pagamento do aluguel e condomínio são gastos fixos que podem ser planejados com antecedência porém, há muitos outros custos ao longo do mês, sem contar o investimento com a própria mudança.

Para você ter uma ideia do que é normalmente gasto em uma mudança, nós desenvolvemos este post repleto de dicas para que você consiga se planejar melhor e reduzir os custos da mudança.

Logística

A primeira coisa que você tem que pensar é no valor do transporte dos móveis de uma casa (ou apartamento) ao seu novo lar. Nossa dica é: pesquise e faça orçamentos pois, o custo de uma empresa de transporte para outra pode variar em até 70%. É importante também avaliar, além do valor, a reputação da empresa, se não há problemas de extravio ou quebras de objetos durante o transporte em seu histórico.

Outro ponto que entra na conta da logística é a quantidade de móveis e objetos a serem transportados, se forem muitos talvez haja a necessidade de mais um deslocamento e isso pode encarecer bastante o orçamento.

 

Faça uma lista e separe o que precisa ser levado pela transportadora e o que pode ser carregado por você mesmo, se tiver um carro disponível. E também tente negociar o valor, nesses casos fazer isso pode ajudar a baixar os custos.

 

Que tal desapegar de algumas coisas?

Mudanças são uma ótima oportunidade de avaliar se é mesmo necessário levar tantas coisas para o seu novo lar. Se você está saindo da casa dos pais para morar de aluguel pela primeira vez, talvez seja bom revisar seus objetos e desapegar de alguns, ainda mais se o local para onde você está de mudança for menor do que sua casa atual.

 

Agora se essa não for sua primeira mudança, pode ser a sua chance de mudar de decoração, doar ou vender os objetos e móveis que não se encaixam mais no seu novo projeto de decoração e poupar espaço no caminhão de mudança.

 

Se não houver orçamento para redecorar…

Nem sempre é possível trocar de móveis tão facilmente, não é mesmo?! Se esse é o seu caso, opte por gastar apenas com o que for prioridade e depois de instalado em sua nova casa, vá deixando tudo com a sua cara.

 

O faça você mesmo nunca sai de moda 

Algumas empresas de transporte reduzem seu preço quando os clientes se responsabilizam pela embalagem dos móveis e objetos. Mas, antes de escolher esta opção tenha em mente que nesses casos as transportadoras não se responsabilizam por qualquer dano causado pelo empacotamento incorreto!

 

Contabilize os gastos de última hora

É obrigação do dono do imóvel, no caso dos aluguéis, entregar o local “zerado”. Ou seja, pintado e com tudo em dia mas, nunca se sabe o que pode acontecer, não é mesmo?! Por isso, também tenha em mãos orçamentos de empresas especializadas em ajustes na parte elétrica ou hidráulica.

 

O que preciso comprar?

Se essa é a sua primeira mudança você deve se preocupar em comprar garfos, pratos, copos, panelas e produtos de limpeza. Nossa dica é que você promova um chá de casa nova para seus amigos, assim além de reunir todas as pessoas queridas você ainda tem a chance de ganhar alguns utensílios.

 

Mas se você preferir comprar seus próprios utensílios, aposte na lista! Comece com o básico e vá pesquisando valores em lojas especializadas ou pela internet.

Dica extra: se você mora de aluguel, atenção!

Antes de entrar em seu novo apê, se certifique dos gastos que você terá ao sair de onde está atualmente. Muitos contratos de aluguel exigem o pagamento de pintura ou outros reparos. Por isso que é muito importante que você conheça seus direitos e deveres! Ler o contrato é fundamental, isso vai te deixar ciente de qualquer gasto que você possa vir a ter no futuro.

 

Gostou do nosso post? Se você tem outras dúvidas sobre morar sozinho ou aluguel, deixe para a gente nos comentários. Até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *