Principais Problemas Elétricos em Residências e Suas Soluções

Um projeto elétrico não é uma tarefa fácil. Requer muita perícia e, antes do trabalho de instalação é necessário um estudo bastante detalhado. O engenheiro deve considerar a qualidade e quaisquer requisitos específicos, juntamente com o preço. Diferentes opções também devem ser examinadas.

Tudo isso porque projetos elétricos que não são planejados adequadamente podem trazer diversos problemas às instalações residenciais e as consequências podem variar de um mero inconveniente até riscos de saúde e segurança.

Principais Problemas Elétricos Residenciais

Alguns dos problemas mais comuns em casa podem ser remediados com pequenos ajustes. No entanto, a solução de problemas elétricos em casa pode ser perigosa. Se um problema for causado por uma das violações comuns do código elétrico, você precisará corrigir o problema contratando um eletricista.

E se você está enfrentando contas altas, luzes piscando e aparelhos danificados em sua casa, você pode ter certeza que o circuito elétrico não está em condições adequadas de trabalho e por isso os seguintes problemas ocorrem:

Surtos de energia

Isso pode ocorrer devido à falta de fiação na casa ou a aparelhos com defeito ou linhas de energia danificadas. Os surtos são comuns e duram por um microssegundo, mas se a sua residência passar por surtos frequentes, leva a danos no equipamento que diminuem a expectativa de vida em particular.

Por isso, verifique o dispositivo que se conecta à rede doméstica ou à fiação e tente desconectar os painéis ou dispositivos de baixa qualidade da tomada. Se os surtos não ocorrerem novamente, seu problema está resolvido. Se não for, você deve ligar para um eletricista.

Luzes piscando

Luzes piscando é um sinal de uma conexão elétrica ruim, e você pode rastrear a origem da conexão, anotando quais luzes estão piscando. Se todas as luzes da casa piscarem, você terá uma conexão ruim no painel, onde a linha de distribuição cai na casa. 

Consertar isso é um trabalho para um eletricista. Se a cintilação estiver localizada em um único cômodo, no entanto, o problema geralmente é um mau interruptor ou uma conexão de comutação frouxa. Você pode consertar isso sozinho. Você também deve verificar as conexões em todas as tomadas na sala, pois algumas delas podem estar conectadas ao circuito de luz.

Tomadas ou interruptores quentes 

A menos que seja um interruptor de regulação de temperatura, as saídas quentes são uma preocupação séria em termos de segurança e devem ser tratadas imediatamente por um profissional.

A iluminação é muito clara ou muito fraca

Quando você percebe que algumas luzes ficam mais brilhantes, enquanto outras parecem estar muito fracas, você está tendo um dos dois problemas:

  • Primeiro, pode simplesmente ser porque algumas lâmpadas consomem diferentes potências;
  • Em segundo lugar, o painel de energia principal está tendo problemas técnicos.

Verifique ou pergunte se as lâmpadas que você usa são da mesma potência ou não.

Tomadas não aterradas

Conexões não aterradas são aquelas que não possuem um sistema de aterramento adicionado. O que o aterramento faz é fornecer um caminho para o excesso de eletricidade no caso de um problema com a fiação, como um curto-circuito.

A solução para esses perigos é ter uma conexão de aterramento e cabeamento instalados por profissionais em toda a sua casa para que todas as tomadas sejam acompanhadas por uma conexão aterrada que assegure a segurança completa de sua casa, seus eletrodomésticos e seus entes queridos. .

Choques elétricos

Em algum momento da sua vida, você pode ter um gostinho do que os choques elétricos sentem – seja por um choque estático de uma fração de segundo. E sim, um choque elétrico é uma experiência desagradável que ninguém quer encontrar.

No entanto, se você é uma das pessoas que experimentou isso, você tem uma boa razão para ler isso.

Existem inúmeras causas que as pessoas vão encontrar choques elétricos. Mas, se falamos de um ponto de vista elétrico, isso pode ser devido a falhas nos cabos, falhas nos equipamentos, vazamento de energia e assim por diante.

Se você quer saber o que causa choques elétricos em sua casa e eletrodomésticos, é crucial testá-lo por um eletricista. Ele pode se tornar altamente arriscado quando você o testa sozinho sem saber a causa raiz dele.

Conta de energia alta

A maioria da fiação em casas antigas não foi criada para lidar com o desenvolvimento de tecnologia moderna. 

Muitos dos dispositivos que você está usando em sua casa podem não estar disponíveis quando a fiação foi instalada. 

Devido a isso, você pode estar vendo contas de serviços públicos aumentados conforme sua casa tenta compensar.

Para manter seu consumo de energia baixo, sempre desconecte os dispositivos que você não está usando (como carregadores de celular) e fique atento aos dispositivos que você conectou às suas tomadas. Nunca sobrecarregue sua tomada.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *