Principais Riscos Quando um Raio Atinge Uma Casa

raio atingindo casa

Durante uma tempestade, o número de raios é bastante alto e isso acaba sendo um grande risco já que quando uma descarga elétrica atinge uma estrutura, como uma casa ou um edifício pode ocasionar diversos problemas.

Por isso, continue acompanhando este artigo até o final e saiba mais sobre esse assunto!

Problemas que os raios podem causar

Risco de incêndio

Quando você pensa em sua casa ser atingida por um raio, sua maior preocupação é provavelmente que você, seu animal de estimação ou algum familiar possa ser atingido.

A boa notícia é que o risco de um raio atingir uma pessoa dentro de casa é bastante baixo. Porém, um risco que você pode não ter pensado e que existe é o risco de incêndio.

Por exemplo, quando um raio entra em contato com objetos inflamáveis ​​em sua casa, um incêndio pode facilmente começar. 

Pior ainda, ele pode surgir em áreas que você não pode ver e assim, pode acabar passando despercebido até que a fumaça ou as chamas tenham causado sérios danos.

A ameaça de fogo é real e assustadora, e é por isso que proteger sua casa contra raios é sempre importante.

Parte eletrônica destruída

Outra coisa para se preocupar durante uma tempestade é em relação aos dispositivos elétricos que você tem conectado em tomadas.

Se um raio cair, fazendo com que uma corrente elétrica passe por esses objetos, os objetos podem ser destruídos. 

Normalmente, eles não ligam novamente e você não deve tentar ligá-los ou conectá-los depois que o raio atingir eles, pois isso pode ser perigoso.

Se você quiser ver se seus itens ainda funcionam, leve-os a um serviço de reparo profissional ou a um eletricista que possa verificá-los com segurança.

Isso pode ser frustrante, porque os itens eletrônicos costumam ser caros ou contêm arquivos importantes ou outras informações que você não pode recuperar facilmente se perdidas. 

Além disso, esses itens também podem pegar fogo, aumentando o risco de incêndio como foi explicado anteriormente, no primeiro item.

Pessoas feridas

Embora as chances de uma pessoa ser ferida por um raio dentro de casa sejam baixas, você deve ter cautela para proteger a si mesmo e àqueles com quem você se importa.

Isso porque os raios muitas vezes podem ferir as pessoas que estão usando um dispositivo eletrônico conectado quando há uma tempestade, por exemplo. 

Sendo assim, evite o uso de eletrônicos durante fortes chuvas com raios, especialmente os que entram em contato com a pele, como um telefone ou fones de ouvido.

Além disso, evite deitar em pisos ou encostar em paredes durante uma tempestade, pois essas estruturas geralmente têm partes de metal no interior, o que as torna vulneráveis ​​a serem atingidas por raios – o que podem gerar ferimentos.

Danos elétricos (fiação)

O raio também pode danificar o sistema de fiação da sua casa. Mesmo se você acha que está tudo bem, você não tem como saber se a fiação de sua casa foi ou não afetada de alguma forma.

Por esta razão, evite ligar eletricidade ou dispositivos elétricos em casa após um relâmpago até que um eletricista qualificado possa sair e avaliar os possíveis danos.

E então, o que fazer para evitar esses problemas?

A principal ação para proteger uma casa, prédio ou edifício durante tempestades com raios, é instalar um para-raios para proteger a estrutura e evitar grandes problemas e danos. 

E claro, para isso busque por uma empresa que faça o serviço corretamente, desde a elaboração do laudo de para-raio até a instalação, de fato, do dispositivo.

Dessa forma, você ficará mais tranquilo (a) e seguro (a) dentro de casa durante uma tempestade!

Agora conte para nós, o que você achou do artigo? Tem alguma outra dica ou sugestão para dar? Deixe-as abaixo, queremos ouvir você!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *