Segurança digital: como proteger seus dados?

Segurança digital

Se nos primeiros anos da internet a segurança digital não era uma preocupação generalizada dos usuários e das empresas, nos últimos anos esse tema tem recebido importância cada vez maior no mundo digital. A tecnologia da informação tem ajudado empresas a realizar processos internos e externos cada vez mais eficientes, aumentando a produtividade. Por outro lado, o tempo já mostrou que esse avanço tecnológico também vem acompanhado de maiores cuidados em relação à segurança dos dados dos usuários.

Neste artigo, saiba por que a segurança da informação é tão importante para todos e o que você pode fazer proteger seus dados cada vez mais. Acompanhe o nosso conteúdo e boa leitura!

Conheça também os melhores planos de internet para celular.

Segurança digital: o que é?

Primeiramente vamos entender melhor o que é segurança digital e por que ela é tão importante hoje em dia. Em empresas, trata-se das medidas e ferramentas utilizadas para proteger as informações relativas ao negócio e seus colaboradores, que muitas vezes são sigilosas e fundamentais para a corporação.

Pense, por exemplo, nos ativos digitais que fazer parte do patrimônio da empresa: documentos de texto, códigos de programação, softwares, websites, redes sociais, servidores, locais para armazenamento de dados, entre muitos outros.

A segurança da informação existe para que todo esse conjunto de elementos permaneça circulando apenas na própria empresa, evitando assim vazamentos de dados, de segredos industriais ou dados pessoais dos trabalhadores. Ela serve, portanto, para proteger esses ativos contra ameaças externas, além de manter dados sigilosos disponíveis apenas para as equipes internas que devem ter acesso a eles.

Mais do que uma despesa extra, fortalecer a segurança da informação é um investimento para a empresa, já que ataques cibernéticos podem lhe causar prejuízos imensuráveis. Os empreendedores que utilizam dados digitais precisam munir seus sites, servidores e equipamentos com ferramentas eficientes de segurança digital, pois dessa forma protege seu próprio patrimônio.

Fazendo-se uma analogia com uma atividade comercial, é como se o dono da empresa investisse na segurança de suas lojas físicas adquirindo câmeras, equipamentos e profissionais especializados em segurança para protegê-las de roubos e demais ocorrências. Como não poderia ser diferente, deve-se ter o mesmo cuidado com o patrimônio digital de uma empresa.

E os seus dados? Como protegê-los?

A preocupação com a segurança de dados não deve se restringir às empresas. Como usuários digitais que ocupam boa parte do dia utilizando dispositivos tecnológicos, compartilhando dados e arquivos digitais e permanecendo em rede, todos nós precisamos cuidar de nossa segurança digital. Muitas das dicas que servem para empresas também são úteis para o dia a dia das pessoas. Confira a seguir algumas dicas para aumentar sua proteção digital.

Compartilhe e guarde arquivos em nuvem

Existem muitos servidores de confiança nos quais você pode salvar seus arquivos sem ocupar espaço no seu computador. Compartilhar arquivos em sistemas de nuvem aumentam consideravelmente a segurança da informação.

Utilizar pendrives ou disco de armazenamento externo para guardar seus arquivos pode não ser a opção mais segura, já que você pode perder o dispositivo. Além disso, este pode estar infectado por vírus e prejudicar o funcionamento do computador.

O armazenamento em nuvem também traz a vantagem de controlar e verificar quem pode acessar o arquivo, conforme autorizações configuradas pelo próprio usuário.

Utilize senhas fortes

Apesar do infortúnio de ter que anotar ou decorar senhas não óbvias, a utilização de senhas fortes é um grande aliado da segurança da informação. Senhas muito simples são mais fáceis de ser descobertas, o que pode causar muita dor de cabeça e até mesmo prejuízos financeiros ou de imagem pessoal. Antigas recomendações, como misturar letras e números, utilizar caracteres especiais quando possível ou variar maiúsculas e minúsculas, continuam valendo para ajudar a manter as senhas mais seguras.

Utilize ferramentas de proteção

Seu equipamento deve contar com ferramentas de proteção como softwares antivírus e antimalwares. Além de manter o dispositivo livre de arquivos contaminados, também protege sua rede contra ataques digitais. Procure manter seu computador sempre atualizado em relação a esses itens. Mantenha também uma conta de e-mail com recursos antispam e evite utilizar redes públicas para compartilhar e armazenar dados.

Cuidado ao deixar os seus dados por aí

Não é fácil guardar dados digitais com 100% de segurança. Isso porque no ambiente da internet há uma infinidade de locais em que deixamos informações pessoais, como redes sociais, servidores de e-mail, lojas virtuais, aplicativos de bancos, programas de fidelidade, dispositivos móveis, aplicativos de troca de mensagens e muitos outros. É sempre importante, porém, ser seletivo em relação a esses locais, tomando cuidado antes de sair compartilhando essas informações. Acompanhe a política de segurança digital de cada empresa que solicita seus dados e opte por aquelas que têm mais reputação no mercado e que usam criptografia digital.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *