Vale a Pena Investir em Automação Residencial?

Você já ouviu falar em automação residencial? Basicamente ela consiste em reformas simples para deixar as casas mais tecnológicas, gerando praticidade, comodidade e segurança para as pessoas que vivem nelas.

Porém, será que ela realmente vale a pena? Continue acompanhando este artigo até o fim e, após isso, você terá este questionamento bem claro em sua cabeça.

Tenha uma ótima leitura!

A automação residencial

Não há como negar, as tecnologias estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Smartphones, computadores, notebooks, tablets, smart TVs, smartwatches… um ou outro dispositivo desse com certeza tem em sua casa.

E, falando nela, você sabia que hoje em dia há diversas maneiras para deixá-la mais moderna e eficiente? Pois é, basta investir em automação residencial!

Por exemplo, você já pensou em controlar as luzes, o ar condicionado e as persianas da sua casa tudo em um só dispositivo ou aplicativo? Pois saiba que com uma casa smart isso é possível!

Principais benefícios de uma casa inteligente

Investindo em automação residencial você terá a disposição todos esses benefícios:

  • Conforto;
  • Segurança;
  • Facilidade;
  • Praticidade;
  • Comodidade;
  • Economia;
  • Integração;
  • Valorização do imóvel (agrega valor ao preço dele, caso você queira vendê-lo mais para frente).

Exemplificação

Geralmente em casas automatizadas há um dispositivo ou um aplicativo para smartphone, ou ainda um alto-falante inteligente, que servem como verdadeiros assistentes.

Ou seja, para diversas ações do dia a dia como controlar a luz, ligar/desligar o ar condicionado, abrir ou fechar portas, portões, cortinas e persianas, entre outras, basta clicar em um único dispositivo ou dar um comando de voz.

Por exemplo, você pode perguntar ao alto-falante “qual será o clima amanhã?” ou “quais compromissos eu tenho hoje?” e em questão de segundos ele irá te responder.

E em relação aos dispositivos/aplicativos, a facilidade e a comodidade são as mesmas. Por exemplo, você acabou de deitar em sua cama para descansar e esqueceu a luz acesa, basta pegar seu aparelho e clicar para desligá-la. Simples, não? Assim você não precisa nem levantar.

Além disso, de toda essa questão de comodidade e facilidade, há uma maior segurança. 

Por exemplo, é possível ver o que está acontecendo dentro e fora de casa com câmeras online, que funcionam 24 horas em seu smartphone. E há também os dispositivos digitais que só liberam um determinado acesso com a sua digital.

Custo

Talvez o principal ponto que impeça a maioria das pessoas de investir em uma casa inteligente é o custo. De fato, por ser uma tecnologia mais recente, que começou a chegar nas residências apenas nos últimos anos, ter uma casa smart não costuma ser tão barato.

Contudo, o que muitas pessoas não sabem ou não avaliam é que não é preciso automatizar a casa toda de uma vez só. Ou seja, você pode investir primeiro em uma iluminação inteligente, depois, em uma fechadura digital (com biometria) e assim por diante, sempre de acordo com o seu orçamento.

Quando você for ver, a sua casa já estará praticamente toda automatizada, trazendo inúmeros benefícios e vantagens para o seu dia a dia!

E então, agora conte para a gente: o que você acha da automação residencial? Ela vale a pena ou não?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *